Internacional
Quatro policiais são sequestrados no Equador após fuga de líder da maior facção criminosa do país
Estado de exceção foi decretado pelo presidente Daniel Noboa após José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, deixar a prisão

Pelo menos quatro policiais foram sequestrados no Equador em meio ao estado de exceção decretado na segunda-feira pelo presidente Daniel Noboa, após a fuga do chefe da principal quadrilha do tráfico que estava detido em uma prisão em Guayaquil, informou a polícia.
Na cidade costeira de Machala (sudoeste) “foram sequestrados três policiais, que estavam de plantão no local”, enquanto um quarto homem uniformizado foi sequestrado em Quito, informou a polícia por meio de sua conta online social X por volta da meia-noite.
Acrescentou que na capital três indivíduos que conduziam um “veículo escurecido e sem matrícula” levaram o agente da polícia.
Os sequestros ocorreram depois que Noboa declarou estado de emergência por 60 dias em todo o país, incluindo o sistema prisional.
A medida inclui um toque de recolher de seis horas que começou às 23h e vai até as 5h, horário local (das 4h às 10h GMT).
O presidente disse que a emergência permitirá às Forças Armadas intervir no controlo das prisões, onde foi denunciada a retenção de guias prisionais, sem que o órgão que gere as prisões (SNAI) tenha especificado o número de detidos ou se foram libertados .
“Não vamos negociar com terroristas nem descansaremos até devolvermos a paz aos equatorianos”, disse Noboa num vídeo publicado na sua conta do Instagram.
O presidente, que não mencionou a fuga do líder da gangue Los Choneros, atribuiu a situação nas prisões às ações de seu governo para “recuperar o controle” dos centros.
Noboa anunciou na semana passada que construirá duas prisões de segurança máxima – no estilo daquela construída pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele em sua guerra contra as gangues – nas províncias de Pastaza (leste) e Santa Elena (sudoeste), para isolar a maioria presos perigosos.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri