Internacional

Polícia peruana resgata 40 menores vítimas de exploração sexual através de redes sociais

Meninas, que tinham entre 12 e 17 anos, eram oferecidas através de catálogos enviados por aplicativos de conversa, com a foto e a idade ao lado; dez pessoas foram presas

Agência O Globo - 09/01/2024
Polícia peruana resgata 40 menores vítimas de exploração sexual através de redes sociais

A polícia peruana informou, nesta segunda-feira, que realizou o resgate de 40 meninas e adolescentes vítimas de exploração sexual, em Lima. Dez suspeitos foram presos. Eles integravam uma facção do Tren de Aragua, gangue de origem venezuelana que semeia o terror na América do Sul com assassinatos e extorsões.

Guerra em Gaza: Israel inicia nova e menos intensa fase de ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza, dizem autoridades militares

Entenda: Primeira missão dos EUA para solo lunar em mais de 50 anos parte nesta segunda envolta em polêmica

O resgate e as prisões ocorreram no domingo. Os detidos, segundo a polícia, são membros de "uma facção" da gangue chamada Los Hijos de Díos (Os Filhos de Deus, em tradução livre), que atua no Peru desde 2021.

Já as vítimas eram em sua maioria venezuelanas e tinham idades entre 12 e 17 anos. Elas eram oferecidas por meio de catálogos enviados pela plataforma de mensagens WhatsApp e redes sociais, onde suas fotos apareciam com suas idades.

O chefe de polícia disse que a organização operava "em diferentes estabelecimentos comerciais, como boates ou pensões, e organizava uma série de trabalhos sexuais com a participação das migrantes".

Pelo menos 10 morreram: Polícia espanhola investiga o envenenamento de quase 50 gatos

— É ultrajante a maneira como menores de 12 anos foram capturadas e escravizados sexualmente para realizar esse trabalho que foi divulgado pelas redes sociais com catálogos hediondos — disse o chefe da divisão policial de Ordem e Segurança, general Victor Zanabria, à rádio Rádio Programas del Perú (RPP), citada pela AFP.

Promessa de trabalho

As menores venezuelanas haviam migrado para o Peru, segundo a AFP, com enganos e promessas de trabalho estável em restaurantes ou casas noturnas, mas acabavam sendo forçadas a se prostituírem sob ameaça, de acordo com as autoridades.

Outras 60 mulheres colombianas, venezuelanas e peruanas foram resgatadas pela polícia do Peru, no dia 29 de dezembro, em uma operação que levou à prisão de 22 pessoas, também membros do grupo Los Hijos de Díos.

A organização criminosa Tren de Aragua foi formada em 2014 no estado venezuelano de Aragua e se espalhou por oito países sul-americanos, incluindo Colômbia, Peru e Chile, de acordo com relatórios de inteligência. Suas atividades incluem tráfico de pessoas, assassinatos, sequestros, roubos, drogas e extorsão.