Internacional

Avião oficial do primeiro-ministro do Canadá quebra mais uma vez

Justin Trudeau acumula problemas com aeronaves nos últimos anos

Agência O Globo - 07/01/2024
Avião oficial do primeiro-ministro do Canadá quebra mais uma vez

O avião oficial do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, quebrou durante uma viagem à Jamaica. O incidente é o segundo do tipo em quatro meses. As Forças Armadas canadenses informaram nesta sexta-feira que tiveram de enviar uma segunda aeronave ao local com uma equipe de reparos para resolver o problema. Trudeau estava na ilha caribenha desde 26 de dezembro para passar as férias com a família.

Boeing 737: Turkish Airlines suspende uso de aeronaves após incidente nos EUA

Vídeo: Avião voa de 'porta aberta' e faz pouso de emergência nos EUA

O problema foi descoberto em 2 de janeiro, de acordo com a rede canadense CBC. Um dia depois, o segundo avião transportava uma equipe de manutenção para consertar o primeiro, disse uma porta-voz do departamento de defesa do Canadá à emissora. Ele retornou ao país em 4 de janeiro, conforme programado originalmente.

Ambos os aviões eram aeronaves CC-144 Challenger, aquisições relativamente novas pelas Forças Armadas Canadenses, segundo a rede britânica BBC. O primeiro-ministro é obrigado a viajar num avião militar por razões de segurança.

Não é a primeira vez que Trudeau sofreu com contratempos em viagens nos últimos anos. Em setembro, sua partida de Nova Délhi após um encontro do G20 foi adiada por dois dias depois de terem encontrado um problema mecânico não especificado em seu avião. Durante sua campanha à reeleição em 2019, um ônibus que transportava jornalistas colidiu com a asa de um avião fretado pelo partido Liberal de Trudeau.

Ainda no mesmo ano, ele teve que usar um avião reserva para participar de uma cúpula da Otan em Londres, depois que a aeronave original foi danificada em um acidente no hangar. No final, o primeiro-ministro foi obrigado a usar um terceiro avião para voltar para casa, já que foi descoberto um problema também com a aeronave reserva.