Esportes
'Treino' desde 1 ano e comparação com Rooney: adolescente prodígio nos dardos vira sensação mundial
Luke Littler, de 16 anos, perdeu a decisão do Campeonato Mundial da modalidade para o veterano Luke Humphries, mas elevou índices de audiência da TV e viralizou na web

Luke Littler, um adolescente de 16 anos, conquistou os corações do Reino Unido em apenas alguns dias por sua habilidade com dardos. O país inteiro lamentou a derrota dele na noite de quarta-feira na final do Campeonato Mundial. Vídeos da modalidade se espalharam pelas redes sociais na última semana e também chamaram a atenção de quem não é (ou era) lá tão fã do esporte.
Este jogo, muito popular no Reino Unido, e presente em quase todos os pubs do país, reuniu na final de Londres dois britânicos, o jovem Littler e o número 1 do mundo, Luke Humphries. A vitória foi para o veterano Humphries, de 28 anos, que talvez pela primeira vez não tenha o público britânico a seu favor.
O jovem Littler ganhou fãs pela simplicidade e pelo carisma, ao interagir com a plateia durante as partidas.
— Levanto-me de manhã por volta do meio-dia, como uma omelete com fiambre e queijo, depois uma pizza e depois treino — diz o jovem prodígio, que só precisa da pontaria das pequenas setas para chegar ao topo.
“Luke the Nuke”, apelido que ganhou em apenas duas semanas, iniciou sua participação na Copa do Mundo no dia 20 de dezembro, com experiência de apenas quatro partidas anteriores na categoria ‘sênior’.
Derrota na final
Os rivais foram caindo, e o público britânico, que acompanhava pela televisão, com grandes índices de audiência, rendeu-se à nova estrela.
Na quarta rodada, Littler derrotou seu ídolo, o holandês Raymond Van Barneveld, pentacampeão mundial. E então caíram dois novos rivais, nas quartas e semifinais.
O sonho só não se completou porque ele perdeu na final da Copa do Mundo.
— Foi incrível. Cheguei à final e talvez daqui a cinco ou dez anos não chegue a outra. Posso dizer que sou vice-campeão mundial, mas quero um dia vencer o torneio — disse o jovem.
Matthew Syed, repórter de esportes 'alternativos' no The Times e ex-jogador de tênis de mesa, comparou o fenômeno Littler ao que aconteceu com Wayne Rooney, quando o jogador estreou pelo Everton em 2002, também aos 16 anos.
'Treino' desde 1 ano
O jovem prodígio, que completará 17 anos em janeiro, agarrou seu primeiro dardo quando tinha apenas 18 anos. Foi quando seu pai lhe levou a um comércio da cidade, em Warrington, num norte do Reino Unido, e comprou um alvo magnético do jogo.
Em um vídeo compartilhado pela família, o menino aparece, ainda de fralda, rindo, enquanto aponta para o alvo de dardos com estilo refinado.
Littler, campeão mundial júnior em novembro, deixou a escola no ano passado para se concentrar nos dardos, é o finalista mais jovem da história da Copa do Mundo, que lhe rendeu 200 mil libras.
Sua vitória na segunda-feira nas quartas de final atraiu 1,4 milhão de telespectadores na televisão britânica, dedicados a este prodígio que agora tem 500 mil seguidores no Instagram.
Sua família afirma que sua vida é composta por "dardos, dardos, dardos", embora o jovem Littler tenha outras duas paixões: jogar consoles de videogame e ver o Manchester United, do qual é torcedor.
Mais lidas
-
1NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
2ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
3EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
4
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal
-
5SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos