Internacional

Perspectivas 2024: Os temas que devem dominar a agenda internacional

Em oito reportagens, O GLOBO aborda desde o aguardado segundo round de Trump contra Biden nos EUA, até os rumos das guerras na Ucrânia e em Gaza

Agência O Globo - 01/01/2024
Perspectivas 2024: Os temas que devem dominar a agenda internacional

Desde o dia 24 de dezembro, a editoria Mundo de O Globo vem publicando perspectivas sobre este ano de 2024, que começou hoje. Os materiais abordam desde um aguardado segundo round do ex-presidente americano Donald Trump contra o atual mandatário, Joe Biden, até os rumos das guerras na Ucrânia e em Gaza, passando pelas mudanças climáticas. Confira as matérias abaixo.

Eleições nos EUA

Por Eduardo Graça

Avanço do 'trumpismo vingativo' põe em risco o sistema eleitoral e o Judiciário, e traz à tona o nacionalismo de direita, o aumento da misoginia e a perseguição a opositores.

Avanço da extrema direita na Alemanha

Por Amanda Scatolini

Alternativa para a Alemanha (AfD) se consolidou, em 2023, como o segundo maior partido do país, e defende mudança de abordagem sobre os crimes cometidos pelos alemães no século XX.

Guerra na Ucrânia

Por Filipe Barini

Governo de Kiev tenta reverter os questionamentos a novos pacotes de ajuda dos EUA, enquanto os russos querem ao menos manter as posições conquistadas desde fevereiro de 2022.

Ano da incerteza na Argentina

Por Janaína Figueiredo

Classe média enfrentará um novo processo de empobrecimento, e a moeda nacional, o peso, sofrerá permanentes desvalorizações.

A China sob Xi Jinping

Por Marcelo Ninio, especial para O GLOBO

Prioridade máxima do governo chinês no ano que vem é preparar-se para uma longa competição com os Estados Unidos, sem linha de chegada à vista.

Mudanças climáticas

Por Rafael Garcia

Planeta deve ficar em torno de 1,46°C acima da temperatura anterior à Revolução Industrial, segundo escritório britânico de meteorologia e clima.

Putin para sempre?

Por Filipe Barini

Na Rússia, o presidente Vladimir Putin confirmou em dezembro que será candidato este ano, e a maior questão não é se ele vencerá, mas sim por quanto, após 24 anos no poder.

Guerra Israel-Hamas

Por Eduardo Graça

Enquanto Israel lida com os rumos do conflito em Gaza, discussões sobre o futuro da sociedade e de seus líderes trazem novos e velhos problemas à mesa.