Geral
O que é a Síndrome de Munchaüsen por procuração, que acometeu a mãe da Gypsy Rose
Clauddine “Dee Dee” Blanchard falsificou laudos médicos e deu remédios à filha, para parecer que a jovem tinha enfermidades graves

Após oito anos de cárcere, Gypsy Rose Blanchard foi solta, nesta quinta-feira. Gypsy foi condenada a dez anos de prisão, em 2016, pelo assassinato da mãe Clauddine “Dee Dee” Blanchard, que falsificou laudos médicos e deu remédios à filha, para parecer que a jovem tinha enfermidades como leucemia, distrofia muscular e outras doenças graves.
Pomadas de cabelo: após alta em emergências, as 7 orientações do Ministério da Saúde para evitar problemas graves
Dengue: Brasil bate recorde de mortes pela doença em 2023
Gypsy, que tinha 23 anos na época, postou sobre o feito no Facebook. A polícia encontrou o corpo de Dee Dee dentro de casa, no Missouri. A jovem estava próxima ao local do crime junto ao namorado Nick Godejohn; eles foram presos, e Gypsy se declarou culpada por assassinato de segundo grau.
No tribunal, a defesa da jovem argumentou que ela foi submetida à síndrome de Munchaüsen — uma forma incomum de abuso em que um cuidador exagera ou induz deliberadamente doenças em uma criança para obter atenção e simpatia. Era justamente o caso de sua mãe, Clauddine.
A síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento.
Segundo especialistas, a causa da síndrome é, geralmente, a necessidade de atenção e simpatia de familiares e da equipe médica ou o prazer em enganar indivíduos considerados mais importantes e poderosos. Além disso, estresse e transtorno de personalidade são apontados como condições ligadas ao transtorno.
Síndrome de Munchaüsen por procuração
No caso, Clauddine Blachard sofria com a síndrome de Munchaüsen por procuração, que ocorre quando um indivíduo simula e produz sintomas em outra pessoa. As vítimas geralmente são crianças e idosos que estão sob os cuidados do paciente afetado pelo transtorno.
Dee Dee Blanchard fez todo mundo acreditar que a filha tinha uma série de doenças muito graves desde a infância. Ao longo da vida, a menina passou por diversas cirurgias, era impedida de comer alimentos e de frequentar a escola. Gypsy foi internada diversas vezes e se locomovia por cadeira de rodas. Ao descobrir a verdade, a jovem persuadiu seu namorado a assassinar a mãe.
Existe tratamento?
Se o paciente não for flagrado provocando indicativos dos sinais e sintomas, é possível que o médico realize exames, recomende terapias e até procedimentos invasivos para descartar qualquer outra doença. Quando diagnosticado, o tratamento da síndrome de Munchaüsen é feito pelo psiquiatra e psicólogo e, na maioria das vezes, envolve uma equipe multidisciplinar.
Caso o paciente com a síndrome de Munchaüsen tenha provocado alguma infecção ou doença, é necessário o uso de medicações e, em ocorrências graves, o indivíduo precisa ser hospitalizado imediatamente e passar por cirurgias.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef