Internacional

China nomeia veterano da Marinha como novo ministro da Defesa

Cargo estava vago desde outubro, quando Li Shangfu se demitiu sem dar explicação, depois de apenas sete meses à frente da Pasta

Agência O Globo - 29/12/2023
China nomeia veterano da Marinha como novo ministro da Defesa

A China nomeou Dong Jun como seu novo ministro da Defesa, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira, citando uma decisão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, o Parlamento chinês.

O cargo estava vago desde a demissão sem explicação de seu antecessor, Li Shangfu, em outubro, após apenas sete meses na função. Sua última aparição pública remonta ao final de agosto.

O presidente da China, Xi Jinping, ratificou a decisão do Comitê Permanente do Parlamento chinês.

Dong Jun, cujos caracteres chineses podem ser traduzidos como "supervisor do exército", ocupava o cargo de comandante da Marinha desde agosto de 2021. Ele também havia ocupado o cargo de vice-comandante do comando Sul do Exército chinês, que geralmente se encarrega da defesa militar no disputado Mar do Sul da China.

Sua promoção e nomeação para um dos cargos mais relevantes do executivo são uma surpresa. Os especialistas previam que o atual chefe do Estado-Maior, Liu Zhenli, de 59 anos, seria nomeado como o novo ministro da Defesa.

Zhenli foi entrevistado por chamada telefônica na semana passada por seu homólogo americano, o general Charles Brun Jr, na primeira convocação deste tipo há mais de um ano entre dois altos cargos militares das duas potências.

A nomeação do novo ministro da Defesa acontece duas semanas antes das eleições presidenciais em Taiwan, um território autônomo que a China considera seu e que costuma provocar tensões geopolíticas.

As últimas semanas também foram marcadas por tensões entre China e Filipinas, após os confrontos mais intensos em anos entre navios dos dois países nas áreas de conflito marítimo.