Internacional
Turquia retira veto e Suécia fica mais perto de entrar na Otan
A comissão de relações exteriores do parlamento da Turquia deu nesta terça, 26, consentimento à candidatura da Suécia para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aproximando o país nórdico da adesão à aliança militar ocidental. O protocolo de adesão da Suécia terá agora de ser aprovado na assembleia geral do parlamento turco para a última fase do processo legislativo na Turquia, mas ainda não há data para a votação.
Membro da Otan, a Turquia atrasou a adesão da Suécia por mais de um ano, acusando o país de ser muito tolerante para com grupos que Ancara considera ameaça à sua segurança, incluindo militantes curdos.
O Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, saudou o avanço, dizendo que conta com a Turquia e a Hungria "para completarem agora as suas ratificações o mais rápido possível". A Hungria também paralisa a candidatura da Suécia, alegando que os políticos suecos contam "mentiras descaradas" sobre a condição da democracia na Hungria, e o país ainda não anunciou quando poderá ocorrer a ratificação sueca.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios