Internacional

Estatuetas de barro milenares associadas a 'Deusa mãe' são desenterradas em Pompeia, na Itália

Objetos parecem serem ligados ao mito de Cibelle e Átis, ao ciclo de vida das estações e à fertilidade da terra

Agência O Globo - 26/12/2023
Estatuetas de barro milenares associadas a 'Deusa mãe' são desenterradas em Pompeia, na Itália
Estatuetas de barro milenares associadas a 'Deusa mãe' são desenterradas em Pompeia, na Itália - Foto: Reprodução

Pesquisadores desenterraram treze estatuetas de barro dentro de uma sala da casa de Leda e do Cisne, na Via do Vesúvio, em Pompeia, na Itália, cidade do Império Romano que foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.c.

No frio: Opositor russo Navalny diz que está 'bem' após transferência para colônia penal no Ártico

Noite 'sombria': Israel continua bombardeando a região de Gaza durante o Natal

As figuras de terracota têm aproximadamente 15 a 20 centímetros de altura, representam a figura humana e foram achadas no sítio arqueológico de escavação e de restauro, na posição vertical e sobre uma superfície horizontal. A escavação ocorreu no último dia 11.

No local, provavelmente havia um estante de mais de dois metros de altura, onde estariam a estatuetas. O ambiente que os preservou, provavelmente o átrio da casa, também contava com algumas decorações que agora surgem, com a pesquisa, na parte superior das paredes.

Desde os primeiros estudos, os objetos parecem serem ligados ao mito de Cibelle e Átis, ao ciclo de vida das estações e à fertilidade da terra.

A Deusa mãe, como Cibelle era designada, era venerada como a senhora de natureza, símbolo dos ciclos vitais e naturais que eles contemplam o nascimento, a morte e a renovação da própria vida.