Variedades
PF recupera na Argentina obra literária valiosa furtada de museu no Pará há 15 anos

Um livro valioso que havia sumido entre 2007 e 2008 do Museu Emilio Goeldi, em Belém (PA), foi repatriado na sexta-feira, 22, após ser localizado pela Polícia Federal (PF). Intitulado Reise in Chile und auf dem Amazonstrome, o livro foi recuperado após pedido de cooperação jurídica ao país vizinho para repatriação da peça.
A PF informou que a obra foi rastreada e localizada em 2021 na Argentina e entregue pela Aduana Argentina à Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Em português Viagem no Chile, Peru e no Rio Amazonas, a obra foi escrita pelo naturalista e botânico alemão Eduard Friedrich Poeppig e publicada em 1836.
O livro é o relato da viagem de Poeppig entre 1827 e 1832 pelo Peru, Chile e Rio Amazonas, em que faz descrições abrangentes da geografia, flora, fauna e culturas locais.
Segundo a PF, a obra é uma "fonte valiosa para entender a história, biodiversidade e culturas da América do Sul no século XIX".
O órgão não informou em quanto a obra está avaliada, se alguém foi preso e se o livro será devolvido ao Museu Emilio Goeldi.
Em sites de vendas, há edições do livro chegando a custar R$ 875.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
4ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
5ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira