Geral

Calendário com 'padres gatos' vira meme nas redes

Com mais de 20 anos de existência, publicação do Vaticano é assunto no TikTok e no Twitter

Agência O Globo - 25/12/2023
Calendário com 'padres gatos' vira meme nas redes

Doze padres bonitões, um para cada mês do ano. A fórmula é simples, ainda que inusitada. Criado há mais de 20 anos para promover o Vaticano, o “Calendário Romano" foi redescoberto pelas gerações mais novas nas redes sociais. A edição de 2024 virou assunto do Twitter e do TikTok neste Natal.

"Minha mãe comprou para mim o calendário dos padres gatos", compartilhou uma usuária do Twitter. Os internautas gostaram:

No TikTok a edição de 2024 também foi apreciada:

Entrevistado pelo The Guardian em 2022, quando o calendário completou 20 anos, o fotógrafo veneziano Piero Pazzi, pai do projeto, admitiu que nem todos os modelos são padres e nem todos são italianos. Mas uma coisa é certa: são todos gatos, daí o sucesso da publicação, bem no estilo dos calendários Pirellis que mulheres esculturais que decoram as oficinas mecânicas.

Pazzi também explicou ao Guardian que, para provar que seus modelos não procuram "vaidade", não publica seus nomes. “São fotos de padres”, disse ele ao jornal, “não fotos de estrelas de cinema”. Mas Pazzi, que busca seus modelos pelas cidades durante a Páscoa, conta que os fotografados são em sua maioria "acólitos das inúmeras confrarias que desfilam nas procissões da Semana Santa".

Porém, já houve um caso em que, por engano, ele creditou um corretor imobiliário com um padre, por exemplo. A foto foi tirada durante uma procissão em Sevilha, quando ele vestia uma bata e mordiscava sensualmente um biscoito. E publicada sem sua permissão.