Internacional

EUA dizem estão 'profundamente preocupados' por condições de prisão do opositor de Putin

Alexei Navalny foi transferido para uma colônia penitenciária no Ártico

Agência O Globo - 25/12/2023
EUA dizem estão 'profundamente preocupados' por condições de prisão do opositor de Putin
Vladimir Putin - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos declarou nesta segunda-feira (25) estar "profundamente preocupado" com as condições de detenção do líder opositor russo Alexei Navalny, que foi transferido para uma colônia penitenciária no Ártico.

Abuso sexual: Príncipe Andrew está 'atormentado' por associação a Jeffrey Epstein

Pesadelo natalino: Diretora leva alunos às lágrimas revelando que Papai Noel não existe e revolta pais na Itália

Navalny, de quem pessoas próximas disseram não ter notícias há quase três semanas, foi enviado a uma colônia penal em Kharp, no Ártico russo, a três meses da eleição presidencial no país.

"Ficamos felizes em receber informações de que ele foi localizado", declarou um porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos em um comunicado.

"No entanto, continuamos profundamente preocupados com o bem-estar e as condições de sua detenção injusta", acrescentou.

Navalny, um ativista anticorrupção e grande inimigo do presidente Vladimir Putin, cumpre pena de 19 anos de prisão por "extremismo".

O opositor de 47 anos foi detido em janeiro de 2021 ao retornar à Rússia, depois de se recuperar na Alemanha de um envenenamento que, segundo ele, foi planejado pelo Kremlin.

Navalny tinha desaparecido no início de dezembro da colônia penitenciária na região de Vladimir, a 250 km de Moscou, onde estava detido até então. Isso indicava que ele provavelmente tinha sido transferido.

A falta de notícias sobre Navalny gerou preocupação em vários países ocidentais e na ONU.

Kharp, uma pequena cidade de 5.000 habitantes, situa-se em Yamalia-Nenetsia, uma região remota no norte da Rússia. A localidade fica além do Círculo Polar Ártico e abriga várias colônias penais.