Internacional
Vídeo mostra incêndio que matou 13 funcionários em fábrica de níquel na Indonésia; assista
Outras 46 pessoas ficaram feridas; incidente ocorreu após líquido inflamável pegar fogo e provocar a explosão no local; tanques de oxigênio também foram detonados
Pelo menos 13 pessoas morreram e 46 ficaram feridas em uma explosão que ocorreu neste domingo em uma fábrica de processamento de níquel na região leste da Indonésia, na ilha de Celebes. A região é um centro importante de produção do minério, que é utilizado nas baterias de veículos elétricos e no aço inoxidável.
'Alvos terroristas': Turquia lança ataques aéreos no Iraque e Síria após morte de 12 soldados
'Não temos escolha': Israel confirma morte de 150 militares em Gaza, e Netanyahu fala em 'custo pesado' da guerra para o país
O acidente aconteceu às 5h30 no horário local (18h30 de Brasília, no sábado), na fábrica da Indonesia Tsingshan Stainless Steel (ITSS), anunciou o porta-voz do complexo em comunicado. “O número confirmado de vítimas fatais é de 13 pessoas, incluindo nove trabalhadores indonésios e quatro chineses”, afirmou.
Os ferimentos das outras 46 pessoas ocorreram principalmente devido à exposição a vapor quente, disse ele. Uma investigação inicial apontou que o incidente aconteceu durante os trabalhos de reparo em uma caldeira, quando um líquido inflamável pegou fogo e provocou a explosão, que também causou a detonação de tanques de oxigênio próximos.
As chamas foram controladas na manhã deste domingo, e a empresa que administra o parque industrial afirmou que está “profundamente triste” com o desastre. Disse, ainda, que os corpos de várias vítimas identificadas foram enviados para suas cidades de origem.
Vídeos enviados à AFP mostram fumaça saindo da instalação, com equipes de resgate no local enquanto outros trabalhadores observam as chamas. Um dos registros mostra os corpos das vítimas e sacos mortuários em um dos centros médicos do complexo industrial. Um dos funcionários disse que “os rostos e roupas estavam queimados”.
O grupo chinês Tsingshan Holding Group — o maior produtor mundial de níquel e maior fabricante de aço inoxidável da China — possui uma participação majoritária na fábrica que sofreu o acidente.
Em janeiro, dois trabalhadores, incluindo um chinês, morreram no mesmo parque industrial após um tumulto durante um protesto sobre condições de segurança e salários. Em junho, outro incêndio na mesma planta deixou um morto e seis feridos.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas