Internacional
Operação antidrogas prende quase 15 mil em Sri Lanka
Força-tarefa anunciada neste domingo (24) permitiu a apreensão de cerca de 440 quilos de substâncias
A polícia do Sri Lanka anunciou neste domingo (24) a detenção de quase 15 mil pessoas numa operação antidrogas apoiada pelas forças armadas e criticada por defensores dos direitos humanos.
O dispositivo denominado “Yuktiya”, ou “Justiça”, permitiu a apreensão de cerca de 440 quilos de estupefacientes, incluindo 272 quilos de cannabis, 35 quilos de haxixe e nove quilos de heroína.
As autoridades suspeitam que o país insular seja utilizado como ponto de trânsito por redes de tráfico de droga. A polícia disse ainda que 13.666 suspeitos foram detidos, bem como quase 1.100 usuários, que foram enviados para reabilitação obrigatória em instalações militares.
A mídia local publicou imagens de policiais e soldados usando cães farejadores para revistar casas na capital e em outros lugares. O advogado de direitos humanos, Hejaaz Hizbullah, classificou as operações como ilegais porque foram realizadas sem ordem judicial.
A ativista Ambika Satkunanathan postou nas redes sociais que as investigações não foram baseadas em evidências, mas “visam apenas áreas pobres”. Para ela, a polícia prendeu usuários de drogas e pequenos vendedores, “sem focar nos grandes traficantes”.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas