Internacional
Terceiro grupo de brasileiros e familiares repatriados de Gaza chega em Brasília
Cerca de 30 civis deixaram Gaza, desde o início dos ataques israelenses ao território palestino, em outubro deste ano
Mais um grupo com 30 brasileiros e familiares, que viviam em Gaza, retorna ao Brasil, em um voo da operação Voltando em Paz, do governo federal. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou por volta das 6h53, na Base Aérea da capital federal. Esse será o terceiro voo de repatriação de brasileiros em Gaza, desde o início dos ataques israelenses ao território palestino, em outubro deste ano.
Vídeo: Israel divulga imagens em 3D de rede de túneis subterrâneos em Gaza
Refugiados: Sem conseguir voltar para Gaza, palestinos tentam sobreviver no Egito
Dos 30 repatriados, 16 são brasileiros e binacionais, e 14 são familiares palestinos. No total, 32 pessoas haviam saído do enclave rumo ao Egito, mas dois homens que cruzaram a fronteira não embarcaram: um de 73 anos, impedido por razões médicas, e outro que decidiu não viajar. Desde o início do conflito, em 7 de outubro, o Brasil já resgatou 141 pessoas de Gaza e da Cisjordânia.
O grupo composto por 5 homens, 11 mulheres e 14 menores, foi recepcionado no posto fronteiriço de Gaza por funcionários da Embaixada do Brasil no Egito e transportado até o Cairo. Eles deixaram o Egito nesta sexta, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira, no 12º voo da Operação Voltando em Paz.
A liberação deste último grupo ocorreu após uma negociação direta entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler israelense, Eli Cohen. A conversa entre os dois ocorreu em Buenos Aires, no último dia 9, véspera da posse de Javier Milei como presidente da Argentina. Vieira pediu que 24 brasileiros fossem autorizados a atravessar a fronteira, mas Israel só liberou 16.
Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram repatriadas 1.525 pessoas em 11 voos, sendo 1.413 provenientes de Israel, 80 vindos de Gaza e 32 da Cisjordânia (outro território palestino).
'Questão de vida ou morte'
Nesta quinta-feira, o governo brasileiro também anunciou que 150 purificadores de água com painéis solares foram doados à Gaza. Esta é a quarta contribuição humanitária ao enclave desde o início do conflito, e ocorre em um momento de escassez de água potável no território. Ao todo, cada equipamento enviado tem capacidade de purificar até 5 mil litros por dia.
Também foram enviados materiais de reposição suficientes para o funcionamento desses itens por até um ano, disse ao GLOBO a PWTech, startup brasileira de purificação de água. Em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a empresa já destinou 40 purificadores de água para Gaza desde outubro.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas