Internacional

Avião com 303 indianos a bordo é bloqueado na França por suspeita de 'tráfico de pessoas'

Airbus A340 foi imobilizado em aeroporto de Paris depois que as autoridades receberam uma denúncia anônima

Agência O Globo - 23/12/2023
Avião com 303 indianos a bordo é bloqueado na França por suspeita de 'tráfico de pessoas'
AVIAO AIRBUS - Foto: ARQUIVO

Um avião com 303 passageiros de nacionalidade indiana, que viajava dos Emirados Árabes Unidos para a Nicarágua, está bloqueado desde a quinta-feira (21) em um aeroporto a 150 quilômetros de Paris por suspeitas de "tráfico de pessoas", anunciou o Ministério Público francês.

O Airbus A340, vindo dos Emirados Árabes Unidos, foi imobilizado na pista do aeroporto de Vatry depois que as autoridades receberam "uma denúncia anônima" de que o avião transportava passageiros indianos que poderiam "ser vítimas de tráfico de pessoas", informou o orgão à AFP.

Na noite desta sexta-feira (22), dois passageiros foram presos, informou a mesma fonte, acrescentando que a investigação busca "verificar se existem indícios que respaldem as suspeitas".

A polícia e a guarda civil realizaram "controles de identidade nos 303 passageiros e na tripulação" e também estão realizando "interrogatórios e verificando as condições e os propósitos do transporte dos passageiros", declarou o Ministério.

Uma fonte próxima à investigação indicou que os passageiros, provavelmente trabalhadores indianos nos Emirados, tinham como objetivo viajar a um país da América Central para depois seguir em direção ao norte e chegar ilegalmente aos Estados Unidos ou Canadá. Um cordão policial bloqueou o acesso ao aeroporto, e uma fileira de lonas brancas ocultava a janela da sala de desembarque em frente ao terminal.

'Nada a reprovar'

Segundo uma fonte próxima ao caso, havia menores entre os passageiros do voo da companhia aérea romena Legend Airlines. - A companhia considera que não tem nada a reprovar, que não cometeu nenhuma infração e está à disposição das autoridades francesas -, afirmou Liliana Bakayoko, que se apresentou como advogada da Legend Airlines.

A proteção civil do departamento indicou à AFP que montou camas e chuveiros no aeroporto e que mobilizou uma dezena de voluntários para acompanhar os passageiros. As autoridades informaram que os passageiros irão passar a noite desta sexta-feira para sábado no aeroporto.

'Acesso consular'

- A equipe da embaixada obteve acesso consular. Estamos estudando a situação e zelando pelo bem-estar dos passageiros -, declarou a embaixada da Índia na França na rede social X, antigo Twitter.

A lei francesa estabelece que, se um estrangeiro chegar à França de avião e for impedido de embarcar para o seu país de destino, pode ser retido na zona de espera por até quatro dias. Esse período pode ser prorrogado por oito dias por um juiz e mais oito dias em circunstâncias excepcionais. Dependendo dos recursos apresentados, a permanência máxima na zona de espera é de 26 dias.

O tráfico de pessoas é um crime punido com uma pena de 20 anos de prisão e multa de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões, na cotação atual). De acordo com o site especializado Flightradar, a Legend Airlines é uma pequena companhia que possui uma frota de quatro aviões, incluindo dois A340-313.

O pequeno aeroporto de Vatry, cerca de 150 km a leste de Paris, recebeu cerca de 62.000 passageiros em 2022, principalmente em voos de companhias de baixo custo, segundo a União de Aeroportos Franceses.