Internacional
Vídeo: Israel divulga imagens em 3D de rede de túneis subterrâneos em Gaza
Em publicação nas redes, Israel também afirmou que soldados do Batalhão Yiftah e forças de engenharia de combate atacaram o quartel-general do Hamas e eliminaram terroristas
As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram nesta sexta-feira imagens 3D que representariam uma rede de túneis subterrâneos usada como base do Hamas, em Gaza. Em publicação nas redes sociais, Israel afirmou que soldados do Batalhão Yiftah e forças de engenharia de combate atacaram o quartel-general do Hamas e eliminaram terroristas.
Guerra: Israel autoriza entrada de comboio humanitário na Faixa de Gaza por passagem de Kerem Shalom
Mundo: Coreia do Norte disparou novo míssil balístico no Mar do Japão, diz Coreia do Sul
Segundo os militares, soldados da Brigada de paraquedistas localizaram uma série de “poços” que conduziam à rota do túnel subterrâneo, que foi “significativamente” destruído.
No domingo, o Exército israelense divulgou ter encontrado o “maior túnel” subterrâneo construído pelo grupo Hamas na Faixa de Gaza, que termina próximo ao território de Israel.
— Esta extensa rede de túneis, que se divide em várias ramificações, tem mais de quatro quilômetros de extensão e chega a 400 metros do ponto de passagem de Erez, — informaram as Forças Armadas israelenses em comunicado. Nas redes sociais, as autoridades compartilharam um vídeo que mostra o túnel por dentro:
Segundo um fotógrafo da AFP que entrou no túnel, o local é espaçoso o suficiente para a circulação de veículos no interior.
O território em questão fica entre Israel e o norte de Gaza. O túnel é equipado com sistemas de canalização, eletricidade, esgoto, ventilação e trilhos; além das armas encontradas. De acordo Israel, a construção custou milhões de dólares.
Desde 2007, quando o grupo islâmico palestino Hamas assumiu o governo na Faixa de Gaza, uma série de túneis subterrâneos tem sido construídos na região para contornar o bloqueio estabelecido por Israel.
Os ataques do Hamas em 7 de outubro resultaram na morte de 1.140 pessoas em Israel, incluindo civis, enquanto os ataques retaliatórios de Israel resultaram na perda de vida de 18.800 palestinos em Gaza, incluindo mulheres e menores, de acordo com dados das respectivas autoridades.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas