Esportes

Esperança para o Fluminense? Relembre as 5 maiores zebras da história do Mundial de Clubes

Agência O Globo - 22/12/2023
Esperança para o Fluminense? Relembre as 5 maiores zebras da história do Mundial de Clubes
Fluminense - Foto: Instagram - @fluminensefc

O Fluminense é o azarão da final do Mundial de Clubes, disputada nesta sexta-feira, contra o Manchester City. Apesar disso, o clube carioca conquistou o direito de sonhar com o título de campeão do mundo e tem algumas histórias inspiradoras dos torneios dos anos anteriores. Alguns brasileiros, inclusive, estão maiores zebras da história do Mundial de Clubes.

1) Internacional x Mazembre - 2010

Em 2010, o Internacional proporcionou um dos maiores vexames da história do Mundial de Clubes. Campeão da Libertadores, o time de Porto Alegre disputou a semifinal da competição contra o Mazembe, da República Democrática do Congo, vencedor da Liga dos Campeões da África daquele ano, e acabou derrotado por 2 a 0, se tornando o primeiro time brasileiro a não se classificar à decisão.

2) Atlético-MG x Raja Casablanca - 2013

Três anos depois, em 2013, foi a vez do Atlético-MG ser eliminado na semifinal do Mundial. O clube mineiro, comandado por Ronaldinho Gaúcho, perdeu para o Raja Casablanca, do Marrocos, por 3 a 1, e ficou de fora da decisão contra o Bayern de Munique. O Galo terminou em terceiro lugar após vencer o Guangzhou Evergrande, da China.

3) Internacional x Barcelona - 2006

Uma zebra que o Fluminense pode se inspirar é a decisão entre Internacional e Barcelona, em 2006. Na partida realizada no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, o Colorado conseguiu bater o temido time de Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Iniesta e cia., por 1 a 0, e se sagrou campeão do mundo. Esta foi uma das poucas vezes em que um time brasileiro derrotou um europeu na decisão do Mundial.

4) Necaxa no Mundial de 2000

O Necaxa foi a grande zebra de 2000. O time mexicano, que disputou o Mundial de Clubes pela primeira vez, empatou com o Manchester United, campeão da Europa e do mundo, e terminou em segundo do grupo, indo direto para a disputa do terceiro lugar. Nesta partida, contra o Real Madrid, o Necaxa voltou a repetir o empate em 1 x 1, mas o time mexicano, nos pênaltis, conquistou o terceiro lugar no Maracanã.

5) Palmeiras x Tigres e Palmeiras x Al Ahly - 2020

O Mundial de 2020 para o Palmeiras foi uma verdadeira zebra. Na semifinal, o time comandado por Abel Ferreira, que ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil, perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0, e não conseguiu disputar a final contra o Bayern de Munique. Mas o vexame não parou por ai, a equipe paulista também perdeu a disputa pelo terceiro lugar, para o Al Ahly, do Egito, e foi o primeiro brasileiro a ficar na quarta colocação da competição.