Internacional

Operação multinacional apreende 1,2 tonelada de cocaína em iate no Caribe com destino ao Reino Unido

Agentes britânicos, espanhóis, franceses e portugueses participaram da ação; Cinco pessoas foram presas

Agência O Globo - 22/12/2023
Operação multinacional apreende 1,2 tonelada de cocaína em iate no Caribe com destino ao Reino Unido
Reino Unido

Uma operação da Agência Nacional do Crime britânica em conjunto com forças policiais da França e da Espanha apreendeu 1,2 tonelada de cocaína em um iate na costa de Martinica, ilha francesa no Caribe, na última segunda-feira. A droga tem valor estimado em 96 milhões de libras — aproximadamente R$ 593 milhões — e estava distribuida em 40 fardos.

O comandante da embarcação, um escocês de 29 anos que não teve o nome revelado, foi preso pelos agentes na própria embarcação, junto com outros dois tripulantes. Um outro homem, um inglês de 62 anos, e seu filho, de 24, também foram presos enquanto estavam sentados em um restaurante em Marbella, na Espanha. Todos foram levados para Martinica, onde vão responder por tráfico internacional.

— Não tenho dúvidas de que a droga era destinada ao Reino Unido — informou Paul Owen, oficial da agência britânica. — Essa operação multinacional viu uma enorme remessa de cocaína ser impedida de chegar à Europa e enormes lucros negados ao crime organizado — acrescentou.

A Agência Nacional do Crime, do Reino Unido, trabalhou com a Polícia Nacional espanhola, as alfândegas francesas, a marinha francesa e o Centro de Análise e Operações Marítimas de Narcóticos em Lisboa.