Internacional

Grupo de 32 brasileiros e familiares palestinos deixam a Faixa de Gaza

Agência O Globo - 21/12/2023
Grupo de 32 brasileiros e familiares palestinos deixam a Faixa de Gaza

Uma nova leva de brasileiros deve sair da Faixa de Gaza, em direção ao Egito, para serem retirados do país em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo interlocutores da área diplomática, a expectativa é seja autorizada a saída de 32 pessoas da zona de conflito Irael e o grupo extremista palestino Hamas nesta quinta-feira.

Do total de 32 pessoas que embarcarão no voo em direção ao Brasil, entre brasileiros e parentes, 16 haviam sido vetados por Israel. A liberação ocorreu após uma negociação direta entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler israelense, Eli Cohen.

A conversa entre os dois chanceleres ocorreu em Buenos Aires, no último dia 9, véspera da posse de Javier Milei como presidente da Argentina. Vieira pediu que 24 brasileiros fossem autorizados a atravessar a fronteira de Gaza para o Egito, mas Israel só liberou 16.

No total, são:

Brasileiros e binacionais: 16

Familiares palestinos: 16

O grupo é composto por:

Homens: 7 (3 idosos)

Mulheres: 11

Crianças: 14

Na manhã desta segunda-feira, uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Egito. A bordo, há um carregamento com seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos para ajuda humanitária em Gaza.

O destino do avião é o Aeroporto Internacional do Cairo, em voo direto com previsão de 14 horas de duração. Na capital egípcia, a aeronave será usada para repatriar novo grupo de brasileiros e familiares autorizado a cruzar a fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito.

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, a Operação Voltando em Paz, da FAB, já concluiu 11 voos de repatriação e resgatou 1.525 pessoas e 53 animais domésticos. Foram oito embarques saindo de Tel Aviv com brasileiros e parentes que estavam em Israel, um da Jordânia com resgatados da região palestina da Cisjordânia e outros dois que decolaram do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza.