Internacional
Governo britânico lança guia sobre identidade de gênero para escolas
Objetivo é 'trazer clareza' às instituições ante o 'aumento significativo' do número de alunos que se perguntam sobre o assunto, diz Ministério da Educação
O governo britânico, de viés conservador, publicou, nesta terça-feira, um guia para “trazer clareza” às escolas ante o “aumento significativo” do número de meninos e meninas que se perguntam sobre seu gênero, insistindo no envolvimento dos pais. O assunto é tema de debate constante no Reino Unido.
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“Nos últimos anos, vimos um aumento significativo no número de alunos que questionam seus sentimentos de ser menino, ou menina” afirma o Ministério da Educação na introdução deste guia, anunciado há meses. “Isso deixou as escolas e universidades em uma posição em que devem abordar um tema extremamente delicado e complexo”, diz a publicação.
O guia tem como objetivo “trazer clareza” às escolas e universidades e “tranquilizar os pais”. Entre as recomendações destinadas às instituições, está a de “nunca tomar uma decisão sem a participação dos pais”, relativa a uma “transição social” solicitada.
A transição social é o processo pelo qual as pessoas mudam de sobrenome, nome, roupa ou utilizam elementos diferentes dos que biologicamente estão destinados a elas. Segundo o guia, as escolas e universidades “não têm a obrigação” de “permitir que um menino ou uma menina realizem uma transição social”, mas após consultar os pais, “podem solicitar que mudem seu nome”.
O texto aponta que todas as crianças deverão utilizar os banheiros, chuveiros e vestiários reservados ao seu sexo biológico, a menos que se sintam desconfortáveis. O guia estará sujeito a uma consulta de 12 semanas. As instituições educacionais continuarão em uma situação complicada, porque o guia deixa muitas perguntas sem respostas, de acordo com o secretário-geral do Sindicato de Diretores de Escola (NAHT), Paul Whiteman.
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