Internacional

Governo britânico lança guia sobre identidade de gênero para escolas

Objetivo é 'trazer clareza' às instituições ante o 'aumento significativo' do número de alunos que se perguntam sobre o assunto, diz Ministério da Educação

Agência O Globo - 19/12/2023
Governo britânico lança guia sobre identidade de gênero para escolas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo britânico, de viés conservador, publicou, nesta terça-feira, um guia para “trazer clareza” às escolas ante o “aumento significativo” do número de meninos e meninas que se perguntam sobre seu gênero, insistindo no envolvimento dos pais. O assunto é tema de debate constante no Reino Unido.

Leia também: Festa de Natal no México termina com pelo menos12 jovens mortos a tiros

Na Argentina: Conheça o casal de influenciadores que administra as redes da Presidência de Milei

“Nos últimos anos, vimos um aumento significativo no número de alunos que questionam seus sentimentos de ser menino, ou menina” afirma o Ministério da Educação na introdução deste guia, anunciado há meses. “Isso deixou as escolas e universidades em uma posição em que devem abordar um tema extremamente delicado e complexo”, diz a publicação.

O guia tem como objetivo “trazer clareza” às escolas e universidades e “tranquilizar os pais”. Entre as recomendações destinadas às instituições, está a de “nunca tomar uma decisão sem a participação dos pais”, relativa a uma “transição social” solicitada.

A transição social é o processo pelo qual as pessoas mudam de sobrenome, nome, roupa ou utilizam elementos diferentes dos que biologicamente estão destinados a elas. Segundo o guia, as escolas e universidades “não têm a obrigação” de “permitir que um menino ou uma menina realizem uma transição social”, mas após consultar os pais, “podem solicitar que mudem seu nome”.

O texto aponta que todas as crianças deverão utilizar os banheiros, chuveiros e vestiários reservados ao seu sexo biológico, a menos que se sintam desconfortáveis. O guia estará sujeito a uma consulta de 12 semanas. As instituições educacionais continuarão em uma situação complicada, porque o guia deixa muitas perguntas sem respostas, de acordo com o secretário-geral do Sindicato de Diretores de Escola (NAHT), Paul Whiteman.