Artigos

A senda da perfeição

Paulo Hayashi 17/12/2023
A senda da perfeição
Paulo Hayashi Jr. - Foto: Paulo Hayashi

A vida pode ser simbolicamente comparada como uma árvore de modo que os antepassados são as nossas raízes, os pais o tronco reto para dar firmeza e apoio para que os filhos consigam trazer os novos frutos e as sementes das plantas futuras. Além disso, por meio da qualidade dos frutos se conhecerá a árvore (Lucas 6:44). Todavia, para que os resultados venham doces ao invés de amargos, é essencial que se nutra com retidão moral, vontade de crescer e amor a árvore toda. O amor universal que estende a todos os seres e não somente àqueles egóicos ou vinculados ao orgulho e a vaidade. Quem ama compreende e trabalha para o bem estar de todos, sendo então a caridade a senda para a perfeição.

Por meio da caridade, sem segundas intenções, o bem se desenvolve e se multiplica. Seja pelo auxílio ao próximo, seja enriquecendo a si mesmo com os sentimentos que edificam o vínculo e a cooperação para as obras de Deus.

Agir e trabalhar com amor beneficia não apenas quem recebe, mas também quem doa. A caridade é uma mão dupla de transformar tanto a situação, quanto as pessoas. É a transformação do grupo e da sociedade em legítimos jardins de esperança e bondade, fé e resultados.

Por meio da reunião de pessoas afins, vinculadas no bem que se eleva o padrão da vibração coletiva. Neste sentido, as lições de Cristo são os nutrientes para o fortalecimento da árvore da família com os frutos para toda a sociedade. Jesus é o exemplo mais perfeito de ser humano e suas lições são legítimas testemunhas do poder da fé, do amor e do trabalho para a perfectibilidade de todos.