Economia
Marcas dos cariocas/Refrigerantes
Marcas buscam se aproximar do consumidor em campeonatos esportivos, festas e música

Campeonatos de futebol e festivais de música foram as apostas das principais marcas de refrigerantes para se aproximar dos consumidores do Rio em 2023. A tradicional Coca-Cola, a preferida entre os cariocas, manteve este ano o ritmo iniciado no fim de 2022, com o patrocínio da Copa do Mundo de futebol, no Catar.
Marcas dos Cariocas: Veja a lista das favoritas de quem vive no Rio
Em 2023, a marca patrocinou as competições da Conmebol, a confederação sul-americana de futebol. Com a final da Copa Libertadores da América no Rio, no Maracanã, apoiou a Fan Zone da Conmebol, em Copacabana, na Zona Sul.
— Um dos pilares mais importantes para Coca-Cola é entender as demandas e ocasiões de consumo para atender o consumidor — diz o diretor de Marketing da Coca-Cola no Brasil, Ted Ketterer.
A empresa apostou também em lançamentos. Os destaques foram o Jack&Coke, bebida alcoólica pronta para beber desenvolvida em parceria com a marca de uísque americana Jack Daniel’s, e edições especiais Coca-Cola Creations.
Em segundo lugar entre as marcas mais admiradas, o Guaraná Antarctica, fabricado pela Ambev, também apostou no esporte, com o patrocínio da Copa do Mundo de futebol feminino, na Austrália e na Nova Zelândia.
O vice-presidente de Marketing da Ambev, Daniel Wakswaser, destaca ainda que a empresa fez duas campanhas. No primeiro semestre, o tema foi o Dia das Mães. No segundo, foi a vez de relembrar da combinação “pizza e guaraná”, célebre de uma campanha dos anos 1990.
A Pepsi, terceira marca mais admirada, também teve uma campanha estrelada pelo atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, e apostou na música, com foco na Pepsi Black, refrigerante sem açúcar. O destaque foi o carnaval. A Pepsi expôs a marca com ambulantes e blocos de rua, oferecendo degustações e brindes.
— Sabemos que o carnaval é uma festa que tem a cara do Rio e dos cariocas, e acreditamos que estarmos presentes nesse momento de celebração, investindo na experiência do consumidor, é fator determinante para ampliarmos consideração de marca — afirma Diego Bastian, chefe de Marketing da Pepsi e da H2OH! no Brasil.
As 5+
Coca-Cola
Guaraná Antarctica
Pepsi
Fanta
Mineirinho
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Encontrado corpo de segunda jovem que estava desaparecida
-
4FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara tenta justificar com “conversa mole” novo adiamento de audiência com Águas do Sertão