Geral

Da 'Turma do Didi' a coach motivacional: relembre a carreira de Lívian Aragão

Filha de Renato Aragão foi criticada nas redes sociais, após vídeo sobre produtividade feito em palestra de viralizar e seguidores apontaram desconhecimento da realidade brasileira

Agência O Globo - 16/12/2023
Da 'Turma do Didi' a coach motivacional: relembre a carreira de Lívian Aragão

Um dos assuntos mais comentados no X (ex-Twitter), nesta sexta-feira (15), Lívian Aragão teve um vídeo motivacional de uma palestra sua sobre produtividade que se tornou viral. No registro, postado no seu perfil do Instagram no dia 5 de dezembro, filha de Renato Aragão, de 24 anos, questiona: "Todo mundo tem 24 horas no dia,. Por que algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas, e outras parecem não sair do lugar?". Em seguida, a influenciadora segue falando sobre produtividade: "O sol nasce para todo mundo. O que a gente faz com essas 24 horas que temos no dia?". O vídeo rendeu elogios e críticas para a influenciadora, e muitos seguidores citaram o fato de ela ter nascido milionária e não conhecer a realidade da maioria da população brasileira.

Mas da onde vem o lado coach motivacional de Lívian Aragão? Sua carreira de atriz teve início aos oito meses de idade, em 1999, quando participou do filme "O Trapalhão e a luz azul", como filha de Adriana Esteves). Depois, seguiu fazendo pequenas participações em filmes produzidos e estrelados pelo pai, como "Didi, o cupido trapalhão" (2003) e "Didi quer ser criança" (2004). Em "Didi, o caçador de tesouros" (2005), "O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili" (2006) e "O Guerreiro Didi e a Ninja Lili" (2008) ganhou papeis maiores.

Na TV, 'A Turma do Didi' e 'Malhação'

Na TV, a estreia foi aos quatro anos, em participações no programa "A Turma do Didi". Em produções não relacionadas ao pai, estreou em novelas em "A flor do Caribe" (2013). Em 2015 e 2016, interpretou Júlia Porto em "Malhação: Seu lugar no mundo e "Malhação: Pro dia nascer feliz"; em 2017, viveu a Angélica da novela "Tempo de amar". Em 2019, integrou o elenco de "Vlog da Berê", spin-off da série "Detetives do Prédio Azul", no Globoplay.

Em 2018, Lívian se mudou para os Estados Unidos para estudar Artes Cênicas, mas voltou dois anos depois para ficar com os pais durante a pandemia de Covid-19. Este ano, ela fez sua estreia nos palcos, interpretando um personagem masculino, Jean-Baptiste Lully, no musical "Iron - O homem da máscara de ferro", no Teatro Santander, em São Paulo.

Influencer e podcaster

Em paralelo aos trabalhos como atriz, Lívian desenvolveu uma carreira como influenciadora digital. Em seu perfil no Instagram, ela compartilha dicas de moda, beleza e saúde. Este ano, ela iniciou o projeto de um podcast, o "Vibe Boa", que teve como convidados em sua primeira temporada nomes como o cantor Ferrugem, a influenciadora Thaynara OG, o ex_BBB Rodrigo Mussi e o encenador Charles Möeller.

Em suas postagens mais recentes, a influenciadora tem abordado temas como produtividade e empreendedorismo feminino, passando a criar conteúdo de coaching motivacional. Ao lado da mãe, a fotógrafa e empresária Lilian Aragão, a influenciadora fez uma Imersão Mulheres Empreendedoras no dia 11 de novembro, em São Paulo. Lívian também compartilha trechos de sua palestra motivacional sobre produtividade, como a que viralizou.

Entenda a polêmica

Após o vídeo com a palestra de Lívian viralizar, muitos seguidores a questionaram por conta dos privilégios dados por sua condição financeira, não levados em conta na análise de como aproveitar melhor o tempo.

Uma das críticas veio de uma das maiores influenciadoras financeiras do país, Nath Finanças. Ela postou um reels a partir do vídeo de Lívian com a legenda: "Quando você não tem uma realidade da maioria dos brasileiros, realmente é muito fácil ter as 24h para poder fazer o que quiser. Infelizmente, a maioria não tem oportunidade de escolher e decidir sobre as suas horas".

"

No vídeo, Nath desafia Lívia a ser produtiva em uma realidade diferente: "Ok, amor. Então você acorda 5h da manhã, pega transporte público, três horas de ida, três horas de volta, tenha vida social, trabalhe, estude, e ganhe um salário mínimo. Não pode ganhar mais de R$ 10 mil, porque essa é a realidade da maioria dos brasileiros. Aí você vem aqui e me fala se isso realmente é possível. É muito fácil quando você é herdeira, quando você tem acesso, quando você tem contatos. Seria mais fácil você falar 'Sou herdeira, recebo isso e está tudo bem'. Só não vem falar que todo mundo tem as mesmas 24h porque todos têm um ponto de partida bem diferente".