Internacional
Exército de Israel mata três reféns por engano

O porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, disse que as forças de segurança atiraram contra os reféns durante um combate. E que os corpos foram levados para Israel. Duas das vítimas estão identificadas: são Yotam Haim e Samer Talalka. A família pediu que o nome da terceira vítima não fosse divulgado.


O porta-voz israelense disse também que lições foram aprendidas com o erro e repassadas imediatamente a todos os soldados. E afirmou que as forças israelenses expressam profundo pesar pelo trágico incidente.
Mais cedo, o conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas entrará em uma nova fase, focada em alvos precisos contra lideranças do Hamas e em operações de inteligência. O anúncio ocorre após uma visita de Sullivan a Israel, em meio à crescente pressão internacional para que as forças israelenses diminuam o número de vítimas civis nos ataques.
Até agora o conflito já matou mais de 18 mil civis palestinos. Mais da metade, mulheres e crianças.
A violência também aumentou no território ocupado da Cisjordânia desde o início da guerra. Nesta sexta-feira (15), o Reino Unido emitiu declaração conjunta com outros países apelando que Israel tome medidas imediatas e concretas para combater o elevado nível de violência dos colonos na região.
No documento, países como Austrália, Canadá e França pediram que medidas proativas sejam tomadas para a proteção das comunidades palestinas. A declaração também reconhece que os assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada são ilegais sob o direito internacional.
E, após semanas sem ataques contra Israel, sirenes de alerta foram ouvidas hoje na cidade de Jerusalém. Seis foguetes lançados de Gaza contra a cidade israelense foram interceptados pelo sistema de defesa de Israel e ninguém ficou ferido.
Internacional Países pedem medidas de proteção das comunidades palestinas Brasília 15/12/2023 - 19:09 Roberto Piza / Fran de Paula Iara Balduíno e Daniella Longuinho - repórteres da EBC conflito oriente médio Gaza Palestinos sexta-feira, 15 Dezembro, 2023 - 19:09 147:00
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3CONGRESSO EM XEQUE
Jornalista denuncia Hugo Motta: o "estelionato político" do novo Presidente da Câmara
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
O caos na saúde continua e Luisa Julia cumpre promessa de campanha: "Nada pode parar"
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?