Internacional
Governo dos EUA consulta Brasil sobre ameaças da Venezuela e reafirma apoio 'incondicional' à soberania da Guiana
Encontro entre os governos de Caracas e Georgetown ocorrerá nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas

O governo dos Estados Unidos fez consultas ao governo do Brasil e outros parceiros na região sobre as ameaças da Venezuela à Guiana. Em meio aos preparativos para a reunião entre os presidentes dos dois lados da crise geopolítica, Nicolás Maduro e Irfaan Ali, a embaixada americana em Brasília diz que presta apoio "incondicional" apoio à soberania dos guianenses.
A representação diplomática também ressaltou que defende uma solução pacífica para a disputa. O encontro entre os governos de Caracas e Georgetown ocorrerá nesta quinta-feira em São Vicente e Granadinas.
"Estamos consultando o Brasil e outros parceiros internacionais sobre a disputa fronteiriça entre Venezuela e Guiana. Brasil e Estados Unidos apoiam uma resolução pacífica sobre essa disputa na fronteira. Nós reafirmamos o apoio incondicional dos Estados Unidos à soberania da Guiana", diz a embaixada, por meio de assessoria.
Entre quarta-feira e quinta-feira, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, representará o governo Luiz Inácio Lula da Silva no encontro da ilha do sul do Caribe.
O esforço diplomático será liderado pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), presidida por São Vicente e Granadinas.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99