Internacional
Hong Kong: comparecimento às urnas cai para menos de 30% em eleições com novas regras de Pequim
O comparecimento dos eleitores caiu para menos de 30% nas primeiras eleições para o conselho distrital de Hong Kong desde que as novas regras, introduzidas sob a orientação de Pequim, efetivamente excluíram todos os candidatos pró-democracia. O número estabelece um recorde de baixa desde que a ex-colônia britânica voltou ao domínio chinês, em 1997.
De acordo com dados oficiais desta segunda-feira, 27,5% dos 4,3 milhões de eleitores registrados votaram nas urnas no domingo - significativamente menos do que o recorde de 71,2% que participaram das últimas eleições realizadas no auge dos protestos contra o governo em 2019. Naquele ano, o campo pró-democracia venceu o pleito com uma vitória esmagadora, em uma clara repreensão à forma como o governo lidou com os protestos.
Agora, espera-se que os candidatos leais a Pequim assumam o controle dos conselhos distritais após as eleições do último domingo, com os resultados mostrando que os grandes partidos pró-governo ganharam a maioria dos assentos eleitos diretamente.
Durante a corrida eleitoral os candidatos tiveram que seguir as novas regras eleitorais de Pequim, que incluem garantir o endosso de pelo menos nove membros de comitês nomeados pelo governo, tornando praticamente impossível a candidatura de qualquer candidato pró-democracia. Uma emenda aprovada em julho também reduziu a proporção de assentos eleitos diretamente de cerca de 90% para cerca de 20%.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió