Alagoas
Cirurgia vascular: HGE realiza em média 200 procedimentos por mês; atendimento ocorre por regulação

Considerada uma das áreas mais
procuradas na área azul do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió,
a cirurgia vascular é responsável por 200 procedimentos, em média, por mês. O
serviço, demandado em sua maioria por pacientes diabéticos, é assegurado exclusivamente
por regulação, em qual os usuários são oriundos de outros serviços primários,
como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Ambulatórios 24 Horas e hospitais
de pequeno porte, por exemplo.
Segundo a coordenadora do Serviço de Cirurgia Vascular do HGE, Márcia Libardi, a equipe trabalha seguindo os protocolos necessários para que o paciente seja atendido com eficiência e agilidade. "Entre as medidas implementadas para qualificar a assistência está a implementação de protocolos de cirurgia segura por parte de todos os membros da equipe, que conta com 18 profissionais da área de cirurgia vascular, além de três clínicos que atuam otimizando toda parte clínico-cirúrgica dos pacientes", ressaltou.
Marcia Libardi reforçou ainda que os cuidados primários e multidisciplinares com o paciente diabético são de fundamental importância para prevenir as complicações circulatórias da doença. “Isso envolve também mudança no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, hidratação, atividade física regular e equilíbrio em todas as atitudes de vida. Cuidados necessários e imprescindíveis na maioria das doenças”, orientou a cirurgiã vascular do HGE.
Referência
Richard Cavalcante, de 52 anos, foi um dos pacientes assistidos pela equipe Serviço de Cirurgia Vascular do HGE. Ele precisou amputar dois dedos devido a diabetes. Morador de Marechal Deodoro, o paciente percebeu o ferimento nos pés e procurou a UPA do município onde reside, que o encaminhou para o HGE, onde ficou internado, devido à gravidade do quadro.
“A diabetes não é brincadeira. Não levamos a sério esta doença. Eu só percebi a gravidade quando perdi meu primeiro dedo e tive uma necrose muito séria, que levou a amputação do segundo dedo. O HGE tem suporte para cuidar de pacientes como eu, entretanto, é importante ser acompanhado. Por isso é fundamental realizar exames anualmente, descobrir e tratar a doença para ela não se agravar, como foi o meu caso”, alertou o paciente.
Os casos mais frequentes da assistência vascular no HGE continuam sendo os de pacientes diabéticos com lesões nos pés ou perna, erisipelas complicadas, trombose arterial e venosa, aneurismas e demais feridas. O HGE atende todo o estado de Alagoas e é referência na assistência a essas patologias.
“O HGE tem a melhor e mais completa linha de cuidados em cirurgia vascular do Estado e estamos avançando, ainda mais, na organização e humanização dos nossos serviços”, acrescentou Fernando Melro Fortes, diretor do hospital.
Mais lidas
-
1AUTORITARISMO FREADO
Ex-prefeito Júlio Cezar é alvo de medida protetiva por ataques a servidor público
-
2ASSASSINATO
Empresário Marcelo Dantas é assassinado em Coruripe
-
3POLÊMICA
Dançarina da equipe de Zezé Di Camargo causa revolta ao chamar comida nordestina de “lavagem”
-
4STF
Mídia: Defesa de Jair Bolsonaro 'não está otimista' com possibilidade de prisão domiciliar
-
5PALMEIRA DE LUTO
Luto na Medicina: Morre o cardiologista Dr. José Cícero Cavalcante, referência em Palmeira dos Índios