Geral

Zero chocolate e treino diário: Projota fala da rápida mudança no corpo. ‘Acabou a sede de matar a ansiedade com besteiras’

Em entrevista ao GLOBO, rapper afirma que decidiu mudar de estilo de vida após tentar jogar futebol e perceber que não conseguia correr para cruzar a quadra

Agência O Globo - 11/12/2023
Zero chocolate e treino diário: Projota fala da rápida mudança no corpo. ‘Acabou a sede de matar a ansiedade com besteiras’
Projota - Foto: Reprodução

O rapper Projota passou por uma transformação no corpo nos últimos 4 meses. Ele adotou um treino intenso e regular e forte mudança na alimentação.

Projota afirma que decidiu mudar de estilo de vida e ter uma alimentação mais saudável após tentar jogar futebol há uns anos e perceber que não conseguia correr para cruzar a quadra. Segundo ele, ele quer mudar agora para daqui 10 anos continuar tendo pique para brincar com seus filhos, Marieva, de 3 anos, e Otto, que ainda não completou um ano de idade.

O músico, que é apaixonado por sorvete, deixou de lado chocolates, refrigerantes e besteiras que comia todas as tardes enquanto assistia filmes, por verduras, legumes e frutas. Além disso, tenta ir pelo menos cinco vezes durante a semana para a academia, onde faz exercícios com personal trainer.

— Já emagreci sete quilos desde que comecei há quatro meses, mas ainda não cheguei no meu peso idea. Levei 10 anos para engordar 20 quilos, não adianta eu achar que vou perder 20 quilos em quatro a seis meses, vai levar tempo, mas a ideia é continuar perdendo, trocar a gordura pela massa magra e ir melhorando. Agora estou com 89 quilos e a meta é chegar nos 78 — diz.

Confira a entrevista:

O que fez você querer mudar de estilo de vida?

Estou com 37 anos, sempre fui um cara ligado ao esporte, gostava muito de jogar futebol quando era jovem, mas desde que comecei a correr atrás da música, por escolha minha eu decidi parar. Um tempo atrás fui jogar futebol e cruzei a quadra, depois disso morri. Não conseguia mais voltar, não tinha mais pique para correr, e percebi que se eu não fizesse qualquer coisa agora eu não teria mais condições de correr ou brincar com meus filhos (Marieva, de 3 anos, e Otto, que ainda não completou um ano de idade). Fazia mais de 10 anos que eu não pisava em uma academia, por exemplo. Mas é muito doido como apenas um comecinho — faz quatro meses que comecei a pegar mais pesado na academia — já faz muita diferença na sua qualidade de vida.

Quais são as principais mudanças que você começou a perceber?

Uma questão que percebi é que estou conseguindo manter a palavra de ir para à academia. Antes se eu fosse quatro dias seguidos era muito. Em 2018, eu montei uma academia na minha casa e não fui um mês seguido, foi um dinheiro gasto à toa. Mas agora eu tento ir cinco vezes na semana, pelo menos de segunda a sexta, porém tem a questão da agenda, shows e viagens, às vezes não consigo ir todos os dias, mas meu planejamento é fazer isso. Eu já senti que a minha postura mudou, principalmente. Andava muito encurvado, e agora já vejo que estou ereto. O gás e a disposição nos shows também aumentaram. Estou fazendo cardio todos os dias, então já consigo ver esses resultados.

Conseguiu ver mudanças em seu corpo também?

Muito. Já emagreci sete quilos desde o começo. Ainda não cheguei no meu peso ideal, mas estou a caminho. Levei 10 anos para engordar 20 quilos, não adianta eu achar que vou perder 20 quilos em quatro a seis meses, vai levar tempo, mas a ideia é continuar perdendo, trocar a gordura pela massa magra e ir melhorando. Agora estou com 89 quilos, estava com 96 quando comecei e a meta é chegar nos 78, que foi o peso que estava quando sai do Big Brother Brasil em 2021.

Como está a sua dieta?

Eu sempre fui de almoçar e jantar direito, ou seja, comer arroz, feijão e uma proteína, porém, a vida do músico ou é na estrada ou em casa, e nesses meios períodos eu me enchia de besteiras. Era chocolate, sorvete, salgadinho e muito refrigerante. Como eu não bebo bebida alcóolica, eu só bebia refrigerante, nem água eu tinha o hábito de tomar. Antes era assim: dentro de casa eu tenho tempo de comer besteira e fora de casa eu não tenho tempo para comer comida saudável. Hoje, faço a minha própria comida então tenho mais controle. Faço arroz todos os dias, feijão, eu confesso que tenho preguiça e acabo congelando para durar mais, mas faço carne e frango de todos os jeitos. Não sou muito chegado em legumes, então faço principalmente cenoura e batata. De saladas e verduras, foco na alface, agrião e couve. Acabo comendo mais frutas, porque sou apaixonado: abacaxi, melancia, mexerica, maçã e banana.

Quais são suas principais mudanças em relação a sua dieta?

Parei de comprar chocolate, refrigerantes não entram mais na minha casa e eu tinha um ritual sagrado que era assistir qualquer coisa, seja série ou filmes, comendo algo, um salgadinho, uma pipoca, um doce com refrigerantes, agora eu uso esse tempo para fazer outras coisas. Vou para a academia, saio para correr, passo um tempo brincando com meus filhos. Percebi que eu usava a comida como uma droga contra a minha ansiedade e para esses momentos que eu não estava fazendo nada e não podemos fazer isso. A comida é algo bom que te alimenta, ela não pode ser tratada como algo ruim para você. Outra coisa que eu aprendi é que não importa o que você faça, se é terapia, dietas, consultas, elas são importantes, claro, mas se você não quiser mudar, nada mais vai.

Para quem não gostava de academia, ir todos os dias é um diferencial gigante. O que você faz para manter o foco?

Eu detestava academia, hoje acho legal. Mas ainda não cheguei no nível que eu quero. Conheço pessoas que são apaixonadas por academia que não faltam um dia e quando não vão sentem falta, eu quero chegar nesse nível. O exercício também me ajuda a diminuir um pouco a ansiedade quando estou em algum trabalho novo ou em período de shows, o que auxilia a diminuir a sede que eu tenho de me acabar em besteiras. É um momento que eu uso para relaxar, esquecer meus problemas. Outra questão que tem me ajudado é fazer com personal trainer. Ele está ali todos os dias no horário determinado para te ajudar e elevar seus limites. É algo que me ajuda muito. Eu sozinho sou muito desregrado. Eu faço o que eu estou a fim e pronto. Não vou seguir o plano. Eu roubo contra mim mesmo.

Tem algo que você parou de comer totalmente e sente falta?

Eu estava cortando 100% o sorvete que é algo que eu gosto muito, sou extremamente viciado, porém percebi que estava perdendo momentos de qualidade com a minha filha. Nós íamos no shopping e eu não comia sorvete por conta da minha dieta, sendo que era para ser um momento só nosso. Então achei que nessas ocasiões eu poderia abrir uma mão e tomar sorvete com ela.

Durante o Big Brother Brasil, você foi muito criticado por não comer algumas comidas, principalmente o strogonoff, com essa mudança em sua alimentação, o seu paladar também mudou?

Continuo achando um absurdo quem inventou de colocar creme de leite no meu picadinho. Não faz sentido nenhum na minha cabeça. Eu não gosto de nada assim, ainda mais com molhos. Não como ketchup, não como nenhum tipo de queijo. Esse é o maior absurdo da minha vida, eu quando vou sair preciso avisar as pessoas que eu não como queijo e a reação de surpresa é sempre a mesma. Está difícil achar hoje uma coxinha sem catupiry. Mas para mim, isso sempre foi algo simples, fiquei surpreso quando percebi que as pessoas realmente piraram com a questão da minha alimentação. Eu sei que sou fresco para comer nunca vou mentir sobre isso, mas eu não tinha noção de que isso seria um problema. Eu vivo a minha vida tranquilo, quem fez minha comida nunca questionou ou reclamou sobre isso e agora muito menos que sou eu que faço. Ninguém pode falar mais nada.