Internacional

Novo grupo de repatriados de Gaza embarca no Egito rumo ao Brasil

Segunda leva de resgatados do território palestino tem 48 pessoas, em sua maioria familiares de brasileiros; chegada está prevista para madrugada de segunda

Agência O Globo - 10/12/2023
Novo grupo de repatriados de Gaza embarca no Egito rumo ao Brasil
Faixa de Gaza. - Foto: reprodução

O segundo grupo de brasileiros e familiares que aguardavam resgate na Faixa de Gaza deixou o aeroporto do Cairo, no Egito, neste domingo e segue viagem rumo ao Brasil em mais uma operação de repatriação do governo federal. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), 48 pessoas estão no voo, que está previsto para chegar na Base Aérea de Brasília às 3h20 de segunda-feira.

Corrida contra o tempo: Brasil ainda tenta resgatar de Gaza quem foi barrado da lista de repatriação

Em novembro: Governo exalta operação de repatriação em resposta à ofensiva bolsonarista

O Brasil queria resgatar 102 pessoas de Gaza, mas apenas 78 delas foram autorizadas a cruzar a fronteira com o Egito. Dessas, 48 deixaram o enclave palestino no sábado e hoje retornam ao território brasileiro. A maioria delas é formada por palestinos que são parentes de brasileiros.

No mês passado, o Brasil resgatou 32 pessoas que estavam em Gaza. Duas que tinham recebido permissão para sair desistiram na última hora — uma brasileira de 50 anos e a filha de 12. Agora, elas tentaram entrar nesta segunda lista junto com o pai da menina, de 69 anos. Mas desta vez apenas a jovem foi autorizada a cruzar a fronteira.

Mais de 10 mil pessoas de cerca de 60 países já foram autorizadas a sair de Gaza pela fronteira com o Egito. Os países que mais resgataram cidadãos nas últimas semanas foram EUA (2.020), Turquia (1.032), Rússia (941), Jordânia (690), Canadá (686) e Alemanha (663). Equipes de outras embaixadas também estão na fronteira para resgatar cidadãos de seus países.