Internacional

Desde 7 de outubro, 260 mil israelenses solicitaram licenças de porte de arma

No período mais intenso do conflito, foram concedidas diariamente cerca de 3.000 permissões

Agência O Globo - 10/12/2023
Desde 7 de outubro, 260 mil israelenses solicitaram licenças de porte de arma
israel - Foto: AGENCIA BRASIL

Israel emitiu mais de 260 mil licenças de porte de arma desde o começo da guerra contra o Hamas, em 07 de outubro, um número recorde que reflete o crescente desejo de armas entre a população civil no país. Apenas nas duas semanas seguintes aos ataques em Israel, o número de pedidos para acesso às armas chegou a 100 mil.

Leia também: ‘Objetivo de Israel é empurrar palestinos para o Egito’, diz Francesa Albanese, relatora especial da ONU para a Palestina

Veja: ‘Objetivo de Israel é empurrar palestinos para o Egito’, diz Francesa Albanese, relatora especial da ONU para a Palestina

Já as vendas de armas e dos treinos para conseguir as licenças também sofreram um aumento de até 200% no período de 15 dias após o início da guerra, segundo a agência espanhola EFE. Ainda segundo o periódico, as ruas de Israel presenciam cada vez mais civis armados com pistolas.

Segundo o portal Notícias ao Minuto, o ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben Gvir, facilitou os processos burocráticos para que os civis possam obter uma licença de porte de arma. "A minha política foi permitir que o maior número possível de pessoas consiga ter uma arma", disse Ben Gvir.

O Ministério da Saúde de Gaza, governado pelo Hamas desde 2007, afirmou que desde 7 de outubro, 15.899 pessoas morreram pelos bombardeios israelenses no território palestino.

Ao todo, 80 soldados israelenses foram mortos desde o início da ofensiva lançada em Gaza para "aniquilar o Hamas", disse o escritório de comunicações do Exército israelense à AFP no último dia 5.

Durante ataque realizado em 7 de outubro, os terroristas do Hamas mataram 1,2 mil pessoas nos ataques, sendo a maioria civis, mas também 300 soldados, conforme autoridades israelenses. Ao todo, 240 pessoas foram sequestradas.