Internacional

Tornado atípico provoca destruição e deixa seis mortos nos Estados Unidos

Três das mortes ocorreram nos subúrbios ao norte de Nashville, capital desse estado do Tennessee

Agência O Globo - 10/12/2023
Tornado atípico provoca destruição e deixa seis mortos nos Estados Unidos

Tornados e fenômenos meteorológicos violentos atingiram neste sábado (10) o estado americano do Tennessee, provocando a morte de seis pessoas e graves danos em casas e na rede elétrica, informaram as autoridades.

Leia mais: Javier Milei toma posse antecipando turbulências nos próximos anos para a Argentina

Veja também: ‘Objetivo de Israel é empurrar palestinos para o Egito’, diz Francesa Albanese, relatora especial da ONU para a Palestina

Três das mortes ocorreram nos subúrbios ao norte de Nashville, capital desse estado do sudeste.

O escritório de gerenciamento de emergências de Nashville postou fotos de árvores arrancadas e casas destruídas nas redes sociais.

"Infelizmente, podemos confirmar três mortes após o mau tempo em Nesbitt Lane", disse o escritório na rede X.

Por outro lado, um tornado atingiu a cidade de Clarksville, no norte do estado, deixando o mesmo número de vítimas fatais.

"Três pessoas morreram, dois adultos e um menor", afirmaram as autoridades do condado de Montgomery em comunicado, acrescentando que "23 pessoas foram atendidas no hospital".

As equipes de socorristas "ainda estão na fase de busca e resgate (após) esta catástrofe", informaram as autoridades, exigindo que os moradores não se aventurem nas estradas.

O prefeito de Clarksville, Joe Pitts, declarou estado de emergência e impôs toque de recolher a partir das 21h de sábado (00h de domingo, no horário de Brasília).

"Considero necessário para a saúde, segurança e bem-estar da comunidade colocar a cidade sob toque de recolher esta noite (9/12) e amanhã à noite (10/12)", disse Pitts em comunicado.

Cerca de 52 mil residências ficaram sem energia no estado, segundo o site especializado de rastreamento PowerOutage.us, abaixo das 86 mil relatadas anteriormente.

Em Clarksville, a operadora CDE Lightband indicou que mais de 14.000 dos seus clientes estavam sem energia.