Internacional
Político, professor e até cuidador de crianças com deficiência: 80 são presos por suspeita de rede de abuso sexual de menores na França
Operação policial sem precedentes encontrou pornografia infantil nas casas de homens de diferentes idades e classes sociais

Uma operação policial que aconteceu nesta semana, na França, levou à prisão 80 homens suspeitos de envolvimento em uma rede vasta de abuso sexual de menores, que incluía membros de todas as classes sociais e partes do país.
A operação, realizada em 53 doa 101 departamentos da França, tem uma escala "jamais vista" no país, disse à AFP o comissário Quentin Bevan, chefe da unidade operacional do gabinete de menores (Ofmin) da polícia judiciária francesa, que coordenou a ação.
As autoridades investigaram pessoas que mantinham contato regular com crianças e detiveram um político eleito, dois professores, um supervisor noturno de um lar para crianças com deficiência, vários treinadores esportivos, entre outros.
"Nos crimes de abuso sexual de menores não existe um perfil típico, encontramos todas as categorias socioprofissionais", disse Bevan. Entre os acusados, as idades vão de 30 a mais de 60 anos.
A polícia diz ainda que foram identificados "mais de 100 mil" vídeos e fotos de abuso infantil nas casas dos suspeitos e que as imagens foram armazenadas em computadores, discos rígidos ou outras mídias digitais.
Parte do conteúdo era "extremamente violento", disse o comissário. Um dos professores tinha "fotos e vídeos de seus alunos com conotações sexuais, sexualizando essas imagens", detalhou Bevan. O professor também é acusado de ter agredido sexualmente pelo menos uma de suas alunas, acrescenta.
No X (antigo Twitter), o ministro do Interior e Territórios Ultramarinos da França, Gérald Darmanin, celebrou a operação. "Grande repressão ao crime infantil nesta semana graças à mobilização excepcional da polícia e dos membros do Gabinete de Menores que criámos há algumas semanas. As investigações ainda estão em andamento", disse.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos