Internacional
Ministério Público recomenda anular eleição presidencial na Guatemala; OEA denuncia 'tentativa de golpe'

O promotor da Guatemala, Rafael Curruchiche, afirmou nesta sexta-feira que as eleições gerais de 2023, que levaram o esquerdista Bernardo Arévalo à Presidência, deveriam ser anuladas devido a irregulares durante o pleito. A Promotoria Especial contra a Impunidade, da qual Curruchiche está a frente, e o Ministério Público, comandado pela promotora Leonor Morales, apresentarão as provas para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disseram as autoridades em coletiva de imprensa.
— Não estamos dizendo que um partido político ou um candidato foi afetado. Todos os partidos foram afetados, todos os candidatos em todas as eleições. É uma investigação científica e será o TSE que tomará a decisão — disse ele.
Menos de uma hora depois da declaração, a presidente do STE guatemalteco, Blanca Alfaro, convocou uma coletiva de imprensa, na qual indicou que não há mais tempo para realizar novas eleições. Ela também advertiu que, caso as autoridades eleitas não tomarem posse, haverá uma "ruptura constitucional". Segundo Alfaro, caberia ao Tribunal Constitucional anular o pleito.
Em comunicado publicado nas redes sociais, Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou "a tentativa de golpe de Estado do Ministério Público da Guatemala".
"As ações e declarações dos promotores Rafael Curruchiche e Leonor Morales constituem uma alteração da ordem constitucional do país, uma violação do estado de direito e uma violação dos direitos humanos da população de seu país".
O presidente colombiano Gustavo Petro disse que a OEA deve agir "imediatamente" sobre a situação na Guatemala, apontando que o governo do país
"Estamos enfrentando um golpe de Estado", diz Petro, alegando que o gabinete do promotor público "encobriu o tráfico de drogas e a corrupção" e está agindo contra a democracia.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia