Geral

Jorge Aragão reinventa sucesso 'Cabelo Pixaim' e relança música sob novo título, 'Cotidiano Pixaim'

Lançamento faz parte de EP Projeto Identidade, que celebra a cultura da comunidade negra no Brasil

Agência O Globo - 08/12/2023
Jorge Aragão reinventa sucesso 'Cabelo Pixaim' e relança música sob novo título, 'Cotidiano Pixaim'

Lançada originalmente no final dos anos 1990, a música "Cabelo Pixaim", de Jorge Aragão, ganhou um novo nome. Atrelado a temas sociais da atualidade como o empoderamento negro, o sambista decidiu reinventar a música ao lado do rapper L7NNON. O título daquela que foi uma das canções de maior sucesso na carreira do cantor começa a partir desta sexta-feira a ser chamada "Cotidiano Pixaim", que também conta com uma mistura do samba com rap.

Era um Rembrandt mesmo: tela tem valorização recorde e é arrematada por R$ 69 milhões

Música: ‘Vamos parar em paz’, diz Andreas Kisser sobre o fim do Sepultura

O lançamento faz parte do novo EP de Aragão, intitulado Projeto Identidade, que começou a ser lançado em novembro, em celebração ao mês da Consciência Negra. A maioria das músicas escolhidas para o álbum buscam celebrar a cultura negra no Brasil.

Além de "Cotidiano Pixaim", sucessos já conhecidos de Aragão, como "Malandro", "Moleque Atrevido", "Preto Cor Preta", "Coisa de Pele", entre outras canções, também são reinventadas em parceria com nomes já conhecidos no cenário do rap e do trap — cantores como BK, Emicida, Djonga, Rappin Hood, Liniker, Xamã e Negra Li — e o sambista Xande de Pilares. O compilado completo, entretanto, deve ser lançado apenas em 2024.

"Este é um projeto muito importante e cheio de significado para mim, carrega o dia a dia das nossas raízes. Falando do cotidiano, da beleza, da cultura, da força, do talento, da resiliência e tantas outras formas de arte do nosso universo cultural", diz Aragão em comunicado divulgado à imprensa.

O sambista afirma ainda que o Projeto Identidade "revisita o passado, por causa das músicas que carregam história e abordam essa temática, mas, ao mesmo tempo, faz essa conversa com artistas novos, jovens e engajados em nossa luta, e completa com inéditas do Jorge visionário".

Ouça o lançamento: