Internacional
Diretamente da Argentina, jornalista Janaína Figueiredo estreia coluna no Globo
Análises sobre a política da América Latina e bastidores obtidos com fontes de toda a região serão publicados semanalmente a partir desta sexta-feira
A jornalista Janaína Figueiredo estreia como colunista do GLOBO nesta sexta-feira. Diretamente da Argentina, onde atuou como correspondente por 19 anos, ela trará análises semanais sobre a política da América Latina, além de bastidores obtidos com fontes de toda a região. O conteúdo será veiculado no jornal impresso e nas plataformas digitais.
'Não queremos guerra': Lula propõe declaração conjunta dos membros do Mercosul sobre disputa entre Venezuela e Guiana
Descabelado e bom de voto: Imagem de Milei foi pensada para distanciá-lo do político tradicional
— O conhecimento da América Latina é muito importante para o leitor brasileiro entender a posição do país, já que o Brasil é um líder regional — afirmou Janaína. — Acompanhar a América Latina é algo que eu faço desde o início da minha carreira como jornalista, e principalmente a partir do momento em que eu assumi como correspondente do GLOBO em Buenos Aires, em 1999.
Formada em Comunicação na Universidade Nacional de Buenos Aires, Janaína já passou pelas redações dos jornais argentinos El Cronista e Perfil, além da extinta Gazeta Mercantil Latino-Americana. A jornalista também já colaborou com a GloboNews, CBN e o jornal argentino La Nación. Desde 2019, é repórter especial do GLOBO, momento em que ampliou a cobertura de temas de política externa brasileira.
— A política externa do Brasil é uma área que eu comecei a cobrir como repórter especial em 2019, passando a fazer viagens ou visitas com frequência a Brasília, onde também construí uma rede de fontes importantes, principalmente na área diplomática — ressaltou. — Agora faço uma cobertura ampla, porque abrange não apenas os movimentos políticos e econômicos desses países, mas o impacto disso no Brasil.
Em 2022, Janaína voltou a morar em Buenos Aires, onde cobre momentos importantes para o principal parceiro estratégico do Brasil na região. Em sua estreia na coluna, a jornalista fala sobre Javier Milei, economista eleito presidente da Argentina nas eleições de 2023.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
3FUTEBOL
Fortaleza contrata polivalente colombiano Dylan Borrero, com passagem vitoriosa no Atlético-MG
-
4FATALIDADE
Corpo de médica alagoana, morta em incêndio na Tailândia, ainda não foi liberado para voltar ao Brasil
-
5FEMINICÍDIO
Adolescente filha de radialista é assassinada em Maravilha