Internacional
Avião da FAB que buscará segundo grupo de brasileiros na Faixa de Gaza decolará nesta quinta
A autorização para saída do grupo ainda não foi concedida. Aeronave vai para Cairo
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar um segundo grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza vai decolar nesta quinta-feira, às 9h, de Brasília. O destino é Cairo, no Egito. O governo compilou uma lista de 102 brasileiros e familiares e apresentou em novembro a solicitação de saída de Gaza. A autorização para saída do grupo ainda não foi concedida.
Nesta quarta-feira, 85 brasileiros, palestinos com residência no Brasil e seus familiares foram retirados das principais zonas de combate entre Israel e Hamas e foram levados pelo govenro para perto da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. O governo não detalha quantos são brasileiros e quantos são palestinos parentes ou com nacionalidade.
Nos últimos dias, tropas israelenses invadiram o sul do enclave palestino por terra, inaugurando uma nova fase do conflito.
Agora, as autoridades brasileiras esperam apenas pela liberação de Israel e Egito para transportar os civis pela fronteira.
Pouco depois da guerra entre Israel e Hamas estourar, o governo brasileiro lançou a "operação voltando em paz", iniciativa para retirar nacionais das regiões afetadas: Gaza, Cisjordânia e Israel. Ao todo, 1.477 pessoas foram transportadas pela Força Aérea Brasileira, a grande maioria brasileiros.
A nova tentativa de retirada de civis do enclave palestino ocorre em um momento delicado do conflito, após a breve trégua para troca de reféns entre Israel e Hamas. O cerco a Khan Younis, principal cidade do sul de Gaza, foi descrito, na terça-feira, por oficiais israelenses como o com combates mais intensos até o momento.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel