Internacional
Lula anuncia viagem à Guiana no ano que vem em meio a ofensiva de Maduro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que fará apenas duas viagens internacionais no próximo ano, incluindo uma reunião na Guiana. A declaração de Lula ocorre em meio à tensão com a Venezuela pela região de Essequibo.
Lula afirmou que quer participar da reunião dos países do CARICOM, bloco de cooperação econômica e política de 1973. O bloco é formado por por ex-colônias de potências européias que com a independência se uniram para suprir limitações econômicas e políticas a partir da sua nova posição.
— Essa é a minha última viagem ao exterior. Essa é a última viagem ao exterior. O ano que vem eu tenho duas viagens que eu quero fazer, uma é para uma reunião da União Africada, dos 54 países da África, que vai ser em Addis Ababa, na Etiópia. E a outra é na Guiana, uma reunião dos países do CARICOM. Essas eu quero participar porque coisa que eu tenho interesse de falar sobre democracia, sobre sistema ONU, sobre financiamento. O restante dos 365 dias se preparem porque eu vou percorrer o Brasil.
O bloco é formado por Antigüa e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Em 1998, Cuba foi admitida como membro observador.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel