Internacional

Ciclone no sudeste da Índia deixa ao menos 8 mortos

Segundo o Departamento Meteorológico da Índia, tempestade com ventos de até 100 km/h deverá atingir o estado de Andhra Pradesh na manhã de hoje com a categoria de “tempestade ciclónica severa”

Agência O Globo - 05/12/2023
Ciclone no sudeste da Índia deixa ao menos 8 mortos
Ciclone - Foto: Reprodução

Pelo menos oito pessoas morreram após tempestades na costa sudeste da Índia, disse a polícia nesta terça-feira, horas antes da chegada do ciclone Michaung.

A tempestade deverá atingir o estado de Andhra Pradesh na manhã de hoje com a categoria de “tempestade ciclónica severa” e ventos de até 100 quilômetros por hora, informou o Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

“Estamos enfrentando a pior tempestade da memória recente”, disse o ministro-chefe do estado de Tamil Nadu, M.K. Stalin, em comunicado na noite desta segunda-feira.

Em Chennai, capital do estado, oito pessoas foram mortas, disse a polícia na terça-feira.

Entre eles estão vários afogados, uma pessoa atingida por uma árvore caída, outra eletrocutada por cabos na água e outra esmagada por um muro que desabou.

Na cidade, foram vistos carros flutuando em torrentes de água, casas inundadas e um crocodilo nadando nas ruas alagadas. O IMD alertou para “chuvas excepcionalmente fortes” em algumas áreas.

Espera-se que o ciclone atinja a cidade de Bapatla, na costa sudeste da Índia. Ondas de até 1,5 metros acima da maré normal são esperadas quando isso ocorrer, disse o IMD.

Os cientistas alertam que as tempestades estão a ganhar intensidade devido ao aquecimento global causado pelas alterações climáticas.

Os ciclones, equivalentes aos furacões no Atlântico Norte, são uma ameaça mortal comum na costa norte do Oceano Índico, onde vivem dezenas de milhões de pessoas.