Internacional
Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

Numa consulta realizada neste domingo os venezuelanos se posicionaram a favor da criação de um novo estado na região de Esequibo, na Guiana. A área rica em petróleo é motivo de disputa entre os dois países.
De acordo com a autoridade eleitoral da Venezuela, Elvis Amoroso, mais de 95% dos eleitores aprovaram as 5 questões feitas pelo governo. Ele afirmou que ao menos 10,5 milhões de votos foram favoráveis à anexação do território de Esequibo pela Venezuela. Atualmente existem cerca de 20 milhões de eleitores no país.
O referendo tem caráter consultivo por o resultado não autoriza a Venezuela a anexar a região. Mas foi uma forma de o governo tentar apoio para reivindicar o território do país vizinho.
Esequibo representa 70% por cento da Guiana. Uma área que em boa parte é composta de florestas e faz fronteira com a Venezuela e o Brasil. Há mais de um século Venezuela e Guiana disputam essa área. O território da Guiana até 1966 pertencia ao Reino Unido. A tensão ficou maior quando em 2015 foi descoberto petróleo na região.
O governo brasileiro por meio do Ministério das Relações Exteriores tem mantido um diálogo constante entre os dois países em busca de uma solução pacífica para o impasse.
Internacional A área rica em petróleo é motivo de disputa entre os dois países Brasília 04/12/2023 - 21:22 William Martins - Repórter da TV Brasil Esequibo Guiana venezuela segunda-feira, 4 Dezembro, 2023 - 21:22 1:27
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos