Brasil
Mina da Braskem: Defesa Civil permanece em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso
Nas últimas 24h, solo afundou 13cm em área onde está localizada a mina número 18 da Braskem

A Defesa Civil de Maceió informou, neste sábado (02), que o solo na área afetada por atividade mineradora da Braskem, no bairro Mutange, afundou 13 centímetros nas últimas 24 horas. A mina fica na região do antigo campo do CSA e teve um novo sismo na madrugada deste sábado.
"Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas", informou o órgão.
Consequências do colapso da mina
Em um novo comunicado, a prefeitura de Maceió (AL) informou que a série de fenômenos que pode levar ao colapso a mina de sal-gema é um "evento inédito no mundo" e que, por isso, "até o momento não é possível mensurar todas as consequências do fato".
Os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) já alertavam para o colapso do solo em bairros de Maceió desde os anos 1980. E a exploração da região data da década de 1970.
Em 2018, o desnivelamento começou a se tornar evidente. Em alguns bairros, rachaduras de 280 metros de extensão surgiram nas casas e nas ruas. A Braskem foi obrigada a interromper a mineração e a evacuar os moradores das áreas mais afetadas.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
4FUTEBOL
Libertadores: Rádio Nacional transmite hoje Flamengo e Central Córdoba
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem