Esportes
Bola de Cristal: Com Palmeiras quase garantido, veja as chances de G4 no Brasileirão
Ferramenta do GLOBO aponta equilíbrio nas probabilidades de Atlético-MG, Botafogo, Flameng o Grêmio pelas outras três vagas

Com todas as vagas brasileiras preenchidas para a disputa da Libertadores de 2024, resta saber apenas quais times entrarão direto na fase de grupos e quais terão que passar pela pré-Libertadores, já em fevereiro do ano que vem. Segundo a Bola de Cristal do Brasileirão, o Palmeiras já está quase garantido no G4, enquanto Botafogo, Flamengo, Atlético-MG e Grêmio brigam pelas outras três vagas.
De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bragantino, que também está na disputa por uma vaga no G4, tem chances remotas de ir direto à fase de grupos da Libertadores de 2024, principalmente após a derrota em casa para o Fortaleza, na rodada passada. A probabilidade do Massa Bruta é de apenas 8,6%.
Em contrapartida, o Palmeiras, que tem 85,7% de chances de ser campeão, está muito próximo de se garantir entre os quatro primeiros. Com uma porcentagem de 99,93%, o clube alviverde pode confirmar uma vaga no G4 já na próxima rodada, em caso de vitória sobre o Fluminense, no domingo, no Allianz Parque.
O Atlético-MG, que atualmente está na terceira colocação, é quem possui a segunda maior probabilidade de terminar o Brasileirão no G4: 85,9%. Botafogo, com 79,3%, Flamengo, com 67,4%, e Grêmio, com 58,9%, aparecem logo na sequência. A diferença de apenas um ponto do vice-líder para o quinto colocado justifica a proximidade dos números.
Garantir uma vaga direta à Libertadores é importante para o planejamento do clube. Afinal, a fase de grupos começará na primeira semana de abril do ano que vem, enquanto a pré-Libertadores será disputada no fim de fevereiro, ou seja, terá que adiantar a estratégia da temporada em mais de um mês.
Vale lembrar que São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e Fluminense, atual vencedor da Libertadores, já estão garantido na fase de grupos da competição da Conmebol do ano que vem.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro