Esportes
Brasileiros se destacam como técnicos de equipes estrangeiras no Mundial Júnior de Surfe
Ex-competidor da World Surf League por anos, Victor Ribas comanda o time do Japão

O Brasil tem sido atração dentro e fora da água no Mundial Júnior de Surfe da International Surfing Asociation (ISA) que está sendo disputado na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro. Com o campeonato se aproximando das fases finais - o encerramento será no domingo -, cinco brasileiros ainda estão na luta pelo título nas categorias sub 18 masculino (Ryan Kainalo, nas quartas de final), sub 16 masculino (Guilherme Lemos, Anuar Chiah e Ryan Coelho nas quartas) e sub 16 feminino (Alexia Monteiro na quinta fase).
Fora da água, ex-competidores brasileiros estão em ação passando sua experiência e conhecimento das ondas locais para equipes estrangeiras. O carioca Leandro Bastos auxilia a equipe da Alemanha. Adriano de Souza, campeão mundial em 2015, trabalha com a Itália. E Victor Ribas, que competiu por muitos anos no circuito mundial, é o treinador do Japão.
- Passo para eles a minha experiência como ex-atleta da World Surf League e a minha visão de como funcionam as ondas da Praia da Macumba, ajudo com o posicionamento. Estou muito feliz em poder estar junto de uma grande equipe, que está cheio de surfistas super talentosos - disse Vitinho, natural de Cabo Frio.
Entre o português e o japonês, Vitinho diz que tem a ajuda de um tradutor, mas acaba usando o inglês para se comunicar com seus atletas:
- Como viajei o mundo nos campeonatos, meu inglês de viagem se encaixa perfeito com eles. Eles são muito determinados a dar o melhor. A educação deles, nem se fala - completa.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro