Internacional

Operários iniciam perfuração manual do solo para resgatar presos em túnel na Índia; vídeo

Cerca de dois metros já foram escavados por trabalhadores, enquanto máquina segue sendo usada para empurrar tubo que será usado para a passagem dos resgatados

Agência O Globo - 28/11/2023
Operários iniciam perfuração manual do solo para resgatar presos em túnel na Índia; vídeo
túnel na india - Foto: Reprodução

No décimo sexto dia da operação que tenta resgatar 41 operários presos em um túnel que desabou parcialmente na Índia, as ações agora são feitas manualmente, após a máquina que realizava a perfuração não conseguir romper um emaranhado de barras enterradas em estruturas metálicas e veículos de construção já nos últimos metros.

Entenda: raio cósmico 'sem precedentes' é detectado após cair na Terra

Saiba quem é: Filho de fundador do Hamas participa de evento em São Paulo

Um vídeo mostra especialistas em mineração que foram chamados para ajudar o resgate no túnel Silkyara, em Uttarakhand, na cordilheira do Himalaia. Segundo o jornal local Hindustan Times, enquanto a perfuração manual está em andamento, a máquina segue sendo usada para empurrar o tubo que será usado para a passagem dos resgatados.

Até o momento, foram concluídos cerca de dois metros da perfuração manual, segundo a agência Asian News International (ANI).

No exterior, seguem preparadas ambulâncias e um hospital de campanha para receber os 41 homens, presos num espaço de 8,5 metros de altura por dois quilômetros de comprimento.

Vídeo: Trabalhadores presos em túnel são vistos pela primeira vez em 10 dias através de câmera

Inauguração em 2026: Prisão japonesa de 115 anos será transformada em hotel de luxo com 48 suítes

De acordo os responsáveis ​​pela operação, as equipes de resgate tentam passar pela entrada principal do túnel, desobstruindo o acesso sem máquina de perfuração. Segundo jornalistas da AFP presentes no local, uma escavadora pesada subiu ao topo da colina onde se encontra o túnel para perfurar um poço vertical de cerca de 89 metros até aos trabalhadores presos.

O túnel afetado faz parte de um plano para ligar as cidades de Silkyara e Dangalgaon, que abrigam dois dos mais sagrados templos hindus, Uttarkashi e Yamunotri. Especialistas alertaram sobre o impacto das grandes construções em Uttarakhand, onde grandes partes do território são propensas a deslizamentos de terra.