Internacional

Mudanças climáticas: O GLOBO lança blog para cobertura especial da COP-28 em Dubai

'Um profe pelo mundo' será comandado por João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho; publicações diárias terão tom de crônica e conversa, conta o dirigente

Agência O Globo - 27/11/2023
Mudanças climáticas: O GLOBO lança blog para cobertura especial da COP-28 em Dubai
Foto: Agência Brasil

O jornal O GLOBO lança nesta semana o blog “Um profe pelo mundo”, que fará sua estreia na COP-28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai. Encabeçado por João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, o projeto dará a largada na terça-feira com publicações em formato de diário pessoal, trazendo “descobertas, dúvidas, sentimentos pessoais e uma incessante busca de alternativas”, conta o dirigente.

— A educação está se tornando cada vez mais importante. Uma educação para um novo contexto de presença humana na Terra, em que saber sobre as mudanças climáticas em curso, os riscos envolvidos, os impactos dela na vida de todos nós, se torna realmente muito importante para cada pessoa e para a sociedade, mas também para o futuro do mundo — diz Alegria. — Nós precisamos formar pessoas mais preparadas para lidar com essa questão e enfrentar os problemas relacionados às mudanças climáticas.

O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho lembra que, apenas no último mês, 35 municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina entraram em estado de emergência e calamidade pública devido às fortes chuvas e tiveram que fechar suas escolas, interrompendo o estudo de milhares de crianças.

— A questão educacional relacionada à mudança climática é muito estratégica para a própria questão de como vai evoluir a presença dessa discussão e a preparação das pessoas para essa nova vida em cada lugar — afirma.

Ministra do Meio-Ambiente: Marina Silva é nomeada uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo pela revista Time

Estudo: Mortes por calor extremo aumentarão quase em cinco vezes até 2050

O nome escolhido para o blog tem relação direta com a carreira de Alegria, um professor com 40 anos de experiência. Mas não para por aí. “Um profe pelo mundo” também remete ao olhar que seu criador quer imprimir sobre os temas abordados.

A ideia é produzir uma cobertura “com viés mais crônico”, incluindo reflexões pessoais e análises críticas, mas também conversas e debates sobre “o Antropoceno, a mitigação, adaptabilidade e resiliência climática; a justiça climática e os movimentos migratórios resultantes do clima; El Niño, a seca extrema da Amazônia e as ventanias que assolam a vida dos brasileiros da Região Sul do país”, explica Alegria.

— “Um profe pelo mundo” é a visão de um professor interessado em aprender, mas que se espanta com o que ele desconhece sobre muitas coisas. E ao se esforçar para conhecê-las melhor, ele entende que precisa viver as mudanças ao mesmo tempo em que também envolve as pessoas ao seu redor — diz o dirigente da fundação.

Entenda: 'Seca extrema' faz água de pântano salgado ficar rosa em refúgio no Havaí

A COP-28 será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, capital dos Emirados Árabes. A Fundação Roberto Marinho integra a delegação brasileira, para a qual foi convidada devido ao impacto social de suas ações no campo educacional e cultural e também por seu vasto histórico de iniciativas ligadas às questões ambientais, como o Globo Ecologia.