Geral
É a traição que prejudica a relação ou crises no relacionamento que provocam a infidelidade? Pesquisadores respondem
Estudo aponta que pessoas envolvidas em casos de traição não conseguem se recuperar

É a traição que prejudica o relacionamento ou são problemas na relação que acabam favorecendo um caso extraconjugal? Essa era a dúvida dos pesquisadores da Universidade de Tilburg, na Holanda. Para responder a essa questão, eles acompanharam quase mil adultos alemães, em média por oito anos, para entender o que acontecia com os casais antes e depois de um episódio de infidelidade.
"Acredita-se que a infidelidade tem consequências prejudiciais para o bem-estar pessoal e de relacionamento", escrevem os autores, no estudo publicado na revista científica Psychological Science. "No entanto, a literatura empírica permanece inconclusiva sobre se a infidelidade leva a problemas de relacionamento, se representa um mero sintoma de relacionamentos conturbados, ou ambos".
O bem-estar de cada pessoa que participou do estudo foi monitorado por meio de autorrelato, incluindo o bem-estar psicológico geral, bem como a satisfação no relacionamento.
Os resultados do estudo apontam, em primeiro lugar, que após um evento de infidelidade as pessoas que traíram o parceiro relataram menor autoestima, menor satisfação no relacionamento e menor intimidade. Curiosamente, as vítimas do evento apenas relataram menor autoestima e mais conflitos, mas outras medidas de bem-estar não diminuíram.
No entanto, foi antes dos eventos que muitas vezes ocorreram mudanças dramáticas no relacionamento. Quase todos os indicadores de bem-estar no relacionamento diminuíram gradualmente antes do caso extraconjugal, com mais conflitos e menos satisfação relatados por ambas as partes antes do evento.
Após o caso de infidelidade, a grande maioria dos relacionamentos não se recuperou, embora isso nem sempre tenha acontecido com mulheres infiéis e casais com compromissos de relacionamento mais baixos.
Infelizmente, durante anos após o acontecimento, os casos foram diferentes da maioria dos outros acontecimentos da vida: enquanto a maioria das pessoas recupera o seu bem-estar após vários acontecimentos graves, as pessoas envolvidas na infidelidade não se recuperaram.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro