Internacional
Milei e Fernández têm primeira reunião para discutir transição de poder na Argentina
Presidente eleito e atual ocupante da Casa Rosada cancelaram encontro na segunda-feira, mas rodada sobre sucessão acontece na manhã desta terça
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente eleito, Javier Milei, começam a discutir a transição de poder nesta terça-feira, um dia após uma reunião entre os dois ser adiada. O vencedor da eleição do último domingo e o atual ocupante da Casa Rosada se encontram logo mais, a portas-fechadas, na Quinta de Olivos, residência oficial do presidente argentino. Milei está a caminho do local.
Contexto: Milei reitera promessas, mas incerteza sobre apoios põe em xeque agenda do presidente eleito na Argentina
Amigos: Bolsonaro conversa com Milei por vídeo após vitória do ultraliberal na Argentina e aceita convite para a posse
A reunião, prevista para acontecer na tarde de segunda-feira, foi adiada depois que o ministro Sergio Massa, candidato peronista derrotado nas urnas, fez declarações sobre a “responsabilidade” do líder da direita radical na economia. O clima entre eles, relata a imprensa argentina, é de clara tensão e a passagem de bastão deve ocorrer a conta gotas.
Apesar do cancelamento, os primeiros passos da transição começaram na segunda-feira. Segundo apurou o jornal La Nacion, dirigentes de ambos os setores conversaram intensamente e de maneira individual para acelerar uma transição ordenada ministério por ministério.
Em uma série de entrevistas a rádios argentinas na segunda, Milei antecipou um pouco do que deve ser o seu Gabinete quando assumir, em 10 de dezembro. De acordo com o presidente eleito, a organização do Executivo nacional terá apenas oito ministérios. O ultraliberal também anunciou o advogado criminal Mariano Cúneo Libarona como ministro da Justiça, e Carolina Píparo, como chefe da Administração Nacional da Seguridade Social (Anses).
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios