Internacional
Eleição argentina: Veja os principais trechos de pronunciamentos de Milei após a vitória
Presidente eleito da Argentina afirmou que com seu governo começa a reconstrução do país e disse estar disposto a 'trabalhar com todos os países'
Com dados oficiais e contundentes confirmando sua vitória na eleição presidencial argentina, Javier Milei, líder do partido de direita radical A Liberdade Avança, fez dois discursos ao país, nos quais assegurou que seu governo iniciará um processo de reconstrução da Argentina, que não há espaço para gradualismos e que o que vem pela frente não é para fracos nem corruptos.
Eleições na Argentina 2023: Acompanhe a cobertura completa
Contexto: Ultradireitista Milei terá de forjar alianças para governar na Argentina
A seguir, as frases mais importantes do presidente eleito da Argentina:
— Hoje começa a reconstrução da Argentina. Hoje é uma noite histórica para a Argentina. Obrigado a todos os que fizeram que isso fosse possível, à equipe que vem trabalhando há dois anos para conseguir o milagre de ter um presidente liberal e libertário.
— Agradeço muito especialmente ao presidente (Mauricio) Macri e à senhora (Patricia) Bullrich, que de maneira desinteressada, num ato de grandeza que nunca se viu na História argentina, colocaram o corpo para defender o triunfo.
— Hoje começa o fim da decadência argentina… hoje termina o modelo do Estado empobrecedor.
— Todos os que quiserem se unir à nova Argentina serão bem-vindos.
— Ao governo pedimos que seja responsável e entenda que chegou uma nova Argentina. Devem ser responsáveis até o final de seu mandato.
Veja infográfico: Quem vencer na Argentina enfrentará grave crise econômica e social
— A situação é crítica, as mudanças que são necessárias são drásticas, não existe espaço para gradualismos.
— Nosso compromisso é com a democracia, o comércio livre e com a paz. Hoje é uma noite histórica, porque terminou uma forma de fazer política.
— Esta não é uma tarefa para fracos nem para corruptos.
— Quero ser claro: será um governo que cumprirá à risca seus compromissos, o respeito à propriedade privada, o modelo da decadência chegou ao fim, e isso não tem retorno.
— Sabemos que haverá resistência. Aos que vão resistir lhes digo o seguinte: dentro da lei, tudo; fora da lei, nada. Nesta nova Argentina não existe lugar para os violentos, nem para os que violam a lei para defender seus privilégios.
— A todas as Nações do mundo, hoje lhes dizemos que terminou uma Argentina e começa outra. Vamos trabalhar com todos os países.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas