Internacional

Eleição argentina: Veja os principais trechos de pronunciamentos de Milei após a vitória

Presidente eleito da Argentina afirmou que com seu governo começa a reconstrução do país e disse estar disposto a 'trabalhar com todos os países'

Agência O Globo - 20/11/2023
Eleição argentina: Veja os principais trechos de pronunciamentos de Milei após a vitória
Foto: Reprodução

Com dados oficiais e contundentes confirmando sua vitória na eleição presidencial argentina, Javier Milei, líder do partido de direita radical A Liberdade Avança, fez dois discursos ao país, nos quais assegurou que seu governo iniciará um processo de reconstrução da Argentina, que não há espaço para gradualismos e que o que vem pela frente não é para fracos nem corruptos.

Eleições na Argentina 2023: Acompanhe a cobertura completa

Contexto: Ultradireitista Milei terá de forjar alianças para governar na Argentina

A seguir, as frases mais importantes do presidente eleito da Argentina:

— Hoje começa a reconstrução da Argentina. Hoje é uma noite histórica para a Argentina. Obrigado a todos os que fizeram que isso fosse possível, à equipe que vem trabalhando há dois anos para conseguir o milagre de ter um presidente liberal e libertário.

— Agradeço muito especialmente ao presidente (Mauricio) Macri e à senhora (Patricia) Bullrich, que de maneira desinteressada, num ato de grandeza que nunca se viu na História argentina, colocaram o corpo para defender o triunfo.

— Hoje começa o fim da decadência argentina… hoje termina o modelo do Estado empobrecedor.

— Todos os que quiserem se unir à nova Argentina serão bem-vindos.

— Ao governo pedimos que seja responsável e entenda que chegou uma nova Argentina. Devem ser responsáveis até o final de seu mandato.

Veja infográfico: Quem vencer na Argentina enfrentará grave crise econômica e social

— A situação é crítica, as mudanças que são necessárias são drásticas, não existe espaço para gradualismos.

— Nosso compromisso é com a democracia, o comércio livre e com a paz. Hoje é uma noite histórica, porque terminou uma forma de fazer política.

— Esta não é uma tarefa para fracos nem para corruptos.

— Quero ser claro: será um governo que cumprirá à risca seus compromissos, o respeito à propriedade privada, o modelo da decadência chegou ao fim, e isso não tem retorno.

— Sabemos que haverá resistência. Aos que vão resistir lhes digo o seguinte: dentro da lei, tudo; fora da lei, nada. Nesta nova Argentina não existe lugar para os violentos, nem para os que violam a lei para defender seus privilégios.

— A todas as Nações do mundo, hoje lhes dizemos que terminou uma Argentina e começa outra. Vamos trabalhar com todos os países.