Internacional
Corrida contra o tempo: Islândia constrói muro para proteger usina geotérmica de lava vulcânica
Usina de Svartsengi é uma das mais importantes do país, e abastece 35.000 casas em toda a Islândia

Autoridades islandesas de diversos departamentos então correndo contra o tempo, nesta terça-feira (14), para proteger uma das principais usinas geotérmicas que abastecem o país, a usina de Svartsengi. O plano atual é construir um muro de contenção para proteger a instalação dos rios de lava que correm debaixo de ruas e estradas.
O Ministro da Justiça da Islândia, Gudrun Hafsteinsdottir, disse à emissora estatal RUV que um grande dique está sendo construído para impedir danos na instalação, que abastece cerca de 35.000 casas em toda a Islândia.
Segundo os agentes, equipamentos e materiais que poderiam encher 20 mil caminhões estavam sendo transferidos para a fábrica.
A unidade produz água quente e fria e eletricidade para a península de Reykjanes. Um porta-voz da HS Orka, operadora da usina, disse que a instalação é responsável pelo fornecimento de energia para todo o país. Apesar disso, pelo menos a capital Reykjavik estaria protegida de quedas de energia.
Tremores causam fissuras nas ruas
Imagens aéreas capturadas pelo jornal Islandês Visir mostram fissuras causadas pelos terremotos que abalaram a cidade de Grindavík, no noroeste da Islândia. Os tremores começaram na última sexta-feira, e podem ser sinais da iminente erupção do vulcão Fagradaslfjall, localizado nos arredores da cidade.
A população foi evacuada após a descoberta de uma câmara magmática embaixo de Grindavík. Os vapores que parecem sair das rachaduras no vídeo podem ser causados pelo magma que se aproxima da superfície.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides