Internacional
Lula recepciona brasileiros repatriados de Gaza
Voo da Força Aérea Brasileira (FAB), um VC-2 levando 32 passageiros, pousa em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepciona o grupo de 32 brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza, que chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira. Na Base Aérea de Brasília, Lula recebe os repatriados ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).
O voo da Força Aérea Brasileira (FAB), um VC-2 , pousou às 23h24. Os resgatados ficarão hospedados por dois dias em um alojamento da Aeronáutica, em Brasília. Lá, eles receberão cuidados médicos, imunização e apoio psicológico.
Duas crianças, segundo o governo, estão com quadro de desnutrição. Uma ambulância vai atender os menores assim que ocorrer o desembarque. Elas devem receber soro e serão levadas a um hospital. Após esse deslocamento, as pessoas deixarão o avião e serão recebidas pelo presidente.
O resgate aconteceu após longas negociações diplomáticas do Brasil e mais de um mês depois do início do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, em 7 de outubro.
Nesta segunda-feira, Lula disse que a retirada dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza dependia da "boa vontade de Israel".
— Estamos trazendo o que foi possível liberar com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia — disse o presidente, durante cerimônia de sanção ao texto que atualiza a Lei de Cotas, no Palácio do Planalto — disse o presidente, durante cerimônia de sanção ao texto que atualiza a Lei de Cotas, no Palácio do Planalto.
Lula também contou sobre a sua rotina de conversas com líderes para negociar a saída dos brasileiros
— Todo dia ligava de manhã, de tarde, com ministro de Israel, ligava com ministro do Egito, com o nosso embaixador e depois conseguimos trazer as pessoas. — disse Lula.
Estrangeiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza desde 1º de outubro, a partir de um acordo mediado entre Catar, Israel, Egito e o Hamas. No entanto, o grupo de brasileiros e parentes só recebeu autorização para deixar a zona de guerra após 11 dias, nesta sexta-feira.
Entre os resgatados que chegaram ao Brasil:
Um irá para Cuiabá
Um irá para Novo Hamburgo
Dois vão para Florianópolis
Quatro ficam em Brasília
24 vão pra São Paulo
Dos brasileiros e familiares que vão seguir para São Paulo, metade será encaminhada a um abrigo acostumado a receber refugiados, no interior do estado.
Os brasileiros e seus familiares receberam a autorização para deixar a Faixa de Gaza na sexta-feira, mas somente no domingo conseguiram cruzar a fronteira para o Egito. O grupo embarcou no voo da FAB em Cairo, capital do Egito, rumo ao Brasil na manhã desta segunda-feira.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
3ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras